quarta-feira, 18 de março de 2015

Rio Grande do Norte enfrenta pior crise prisional de sua História.


Falta de ações de governos anteriores eclodiram na crise atual.
Cadeia Publica de Nova Cruz também teve motim.
Governador Convoca Imprensa, anuncia medidas  alerta para "Pânico em redes sociais".



Matéria Claudio Lima/ Fonte: Governo do Estado.

Nos últimos dias, a população do estado do Rio Grande do Norte presenciou cenas que jamais acharia que ocorreria no nosso rincão potiguar, apenas as imaginava depois de vê-las ocorrendo em grandes centros do sudeste do país: ônibus sendo queimados em vias públicas por articulação estratégica do Primeiro Comando da Capital –PCC (SP), rebeliões simultâneas em 14 dos 33 sistemas prisionais do estado, Força nacional chegando ao RN, enfim, uma gama de eventos que testam o sistema de segurança e prisional do Rio Grande do Norte.

É bom lembrar que, em 2013, em plena gestão de Rosalba Ciarline, um MUTIRÃO da Justiça e do Ministério Público visitou todo o sistema prisional do estado o que resultou num documento que, ALERTAVA para uma eclosão do sistema carcerário potiguar, caso as RECOMENDAÇÕES ali escritas não fossem tomadas à prática pelo Governo do Estado e pela Justiça, IMEDIATAMENTE. Infelizmente, desde lá, praticamente nenhuma das recomendações fora atendida ou pelo menos avaliada pelo governo de então. Resultado: A explosão do sistema prisional do RN nestes últimos dias.

Tudo começou em Alcaçuz quando presos se amotinaram, fizeram reféns, quebraram tudo, tocaram fogo em alguns pavilhões, segundo eles, reivindicando melhorias nos pavilhões e principalmente, transferência de presos para outros locais, já que aquele presídio estava 45% acima de sua capacidade. Logo em seguida, enquanto a política tentava minimizar as ações na Alcaçuz, ônibus foram queimados em bairros da cidade, transferindo o pânico para a população. 

(Presídio Pereirão- Caicó)

(Presídio de Mossoró)

  

(Alcaçuz - Natal)

 












Não obstante aos fatos já relacionados, outros presídios começaram a registrar ações de vandalismos, tentativas de fugas em dois deles (no de Mossoró e no de Caicó), depredações gerais, como que houvesse uma articulação generalizada dos encarcerados em todo o estado, fato que foi confirmado pelos presos em Caicó.

NOVA CRUZ – PRESIDIO TEM SUA PRIMEIRA REBELIÃO.


Na capital do Agreste, na Cadeia Pública “Nominando Gomes da Silva”, os presos também se amotinaram no final da tarde da terça feira, 17. Com palavras de ordem, muito barulho e atos ameaçadores para com os agentes penitenciários eles ameaçavam colocar fogo em um dos pavimentos. A tropa de choque da PM – GTO (Grupo Tático de Operações) do 8º Batalhão de Polícia Militar foi imediatamente acionada, além da Polícia Civil e membros da Justiça local também se deslocaram para o local para acompanhar as operações.
Durante o movimento, um Tenente PM foi atingido por um pedaço de concreto arremessado por detentos ferindo-o na cabeça. Logo de imediato foi socorrido pela Unidade de Atendimento Móvel de Urgencia – SAMU e levado para o Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura. Mesmo diante da violência o mesmo passa bem.

A informação obtida ultimamente é que toda a situação está SOB CONTROLE em Nova Cruz. No entanto, o comandante do 8º BPM, Major Genilton Tavares alerta a população para que não entre no ceticismo e no pânico infundido por pessoas em redes sociais. 

AÇÕES DO GOVERNO

O Governador Robinson Faria tão logo informado dos primeiros episódios aqui relatados, convocou a Secretária de Defesa Social do estado, Kalina Leite e todo o gabinete de Gerenciamento de Crises para indicar as primeiras providências. Também convocou coletiva de Imprensa para tentar tranquilizar a população diante das medidas que estavam sendo tomadas pelo seu governo . A coletiva de imprensa contou com uma verdadeira força tarefa, com a presença do secretária de Defesa Social; o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis; o superintendente da Polícia Federal no RN, Kandy Takahashi; do Delegado Geral Stênio Pimentel; o presidente da OAB-RN, Sérgio Freire e o comandante Geral da Polícia Militar, Ângelo Mário de Azevedo Dantas.

"O Governo não vai negociar nenhum tipo de concessão. Vamos garantir direitos, mas não permitiremos barganhas", disse o Governador Robinson Faria O Governador também conclamou a população a não entrar em pânico, pois não há motivos para tanto, já que não ocorreram mortes ou fugas de presos, e pediu também que as pessoas não fizessem trotes ou replicassem boatos nas redes sociais. Como medidas emergenciais, o Chefe de Estado anunciou a vinda hoje da Força Nacional com, inicialmente, 79 homens que já chegaram à capital, bem como o decreto de Estado Calamidade Pública do Sistema Carcerário, que permitirá medidas emergenciais para diminuir os problemas do sistema prisional, além de medidas de caráter interno, que não devem ser divulgadas por questões estratégicas.

"Nas conversas que tive com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ele ficou de enviar ainda essa semana uma equipe de inteligência que se unirá à nossa que já vem trabalhando desde o início das rebeliões, para identificarmos a motivação desses ataques, embora o PCC já tenha assumido a autoria", disse Robinson Faria, adiantando que nesse momento delicado da segurança, a equipe do Governo, envolvendo Gabinete Civil, Sesed, Sejuc, Judiciário e o Ministério Público está se reunindo diuturnamente e já foram feitas várias prisões e apreensões de armas e drogas.

A coletiva de imprensa contou com uma verdadeira força tarefa, com a presença do secretária de Defesa Social, Kalina Leite (e interina na Sejuc); o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis; o superintendente da Polícia Federal no RN, Kandy Takahashi; do Delegado Geral Stênio Pimentel; o presidente da OAB-RN, Sérgio Freire e o comandante Geral da Polícia Militar, Ângelo Mário de Azevedo Dantas.

Abaixo veja o resumo dos dados que foram divulgados durante a coletiva de imprensa:

Providencias tomadas

 

-Desde as 17h da segunda-feira, 16, foi instalado o Gabinete de Gestão Integrada do RN (GGI), embora as reuniões de gestão de crise estejam ocorrendo desde o primeiro dia de rebelião.
-O governo decretou Estado de Calamidade abrangendo exclusivamente o Sistema Prisional;
- Estado garantiu apoio do Ministério da Justiça. Cerca de 200 homens da Força Nacional devem desembarcar na capital potiguar.
- Dois helicópteros – sendo um da Força Nacional e ou da Polícia Rodoviária Federal – farão o patrulhamento aéreo.
- Quatro ônibus da Secretaria de Educação foram colocados à disposição da Força Nacional de Segurança Pública.
- Já foram transferidos 89 presos do CDP Ribeira para o CDP Parelhas, até então sem apenados.
- A polícia militar prendeu os suspeitos de atear fogo em ônibus de Natal, além de outros cinco acusados de cometer crimes na região metropolitana.
Ocorrências reais
-Um ônibus coletivo foi incendiado parcialmente no bairro do Vale Dourado, por volta das 16h30, sem a presença de vítimas.
-Outro ônibus foi incendiado, desta vez totalmente, na Avenida Hermes da Fonseca, por volta das 19h30..
-Um terceiro ônibus coletivo foi totalmente incendiado, por volta das 20h30, no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante/RN
-Na Avenida Aminta Barros, outro veículo foi incendiado. Desta vez, uma viatura da Polícia Militar que estava em manutenção na oficina.
-Um micro-ônibus também foi alvo de um atentado, por volta das 21h30min, em Parnamirim, na BR 101. 
-O último veículo incendiado foi um ônibus coletivo, no Parque Industrial, em Parnamirim. Já Eram quase 11h da noite.
- No início da noite, na comunidade de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram aprendidos 136kg de maconha e 1kg de Crack, sendo conduzidos 5 presos para lavratura do flagrante.
- Seguindo um desdobramento da ocorrência em Alcaçuz, foi localizado no bairro das Rocas, em Natal/RN, um foragido que também foi conduzido à delegacia para procedimentos.
-Não há registro de fuga dos presídios, nem de arrastões em universidades e paradas de ônibus.

Tropas Federais no RN

Fotos: Rayane Mainara