sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CANDIDATO SENADOR DE NOVA CRUZ : Confira a entrevista com Dr. Antônio Ronaldo Gomes Garcia


Poucos sabem, mas um dos candidatos ao Senado Federal na última campanha no RN é novacruzense. Trata-se do Professor Dr. Antônio Ronaldo Gomes Garcia Dr. Para os nossos leitores, repercutimos uma entrevista consedida pelo mesmo nesta semana, ao Blog novacruz50.blogspot.com . Confira a Entrevista na íntegra:

"O Professor Dr. Antonio Ronaldo Gomes Garcia nasceu em Nova Cruz-RN na década de 1960 e partiu para lutar pelos seus objetivos sendo hoje professor universitário da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, em Mossoró-RN, seu doutorado é Matématica Pura.

Professor Dr. Ronaldo Garcial foi candidato a Senador da República pelo Partido Socialismo e Liberdade - PSOL na última eleição concorrendo com candidatos tradicionais com José Agripino, Garibaldi Alves e Vilma de Faria.

Confira entrevista que o professor concedeu ao blog Nova Cruz 50:

Nova Cruz 50 - O Sr. nasceu em Nova Cruz quais as recordações que têm da cidade?

Ronaldo - Nasci no ano de 69, vim para Natal muito criança, não tenho grandes lembraças, apenas de Dona Zefinha uma senhora que foi minha mãe de leite, de certo modo é uma das responsáveis por está aqui, infelizmente já é falecida, ela e seu esposo seu Pedro.


Nova Cruz 50 - Como tem início a sua militância política?

Ronaldo - Sempre gostei da política, mas devido aos meus estudos, nunca me envolvir a ponto de ser um militante, ou mesmo um filiado, embora tivesse simpatia pelo PT, votei por duas vezes em Lula, sendo que só a primeira de fato era o que queria, tinha muita fé nas mudanças, mas infelizmente veio a decepção. Ainda, acabei votando, pois é melhor as sobras que nada, o que nos ofertou o PSDB com FHC.


Nova Cruz 50 - Qual o motivo de ingressar no PSOL?

Ronaldo - Pelo resgate ao discurso do PT que eu acreditava, vejo no PSOL novamente uma fonte de esperança, mas a presença das correntes e as contas que vemos no TSE, pecebemos que fazer política é muito difícil, principalmente sem o "apoio" dos milionários. Mesmo estando no PSOL, vejo as campanhas dos nossos vitoriosos muito caras, o que me leva a crer que um cidadão comum, jamais chegará.

Nova Cruz 50 - Porque decidiu ser candidato a Senador em 2010?

Ronaldo - Eu, pensava em ser candidato a Deputado Estadual, pela minha pouca experiência na área e principalmente, por ser a primeira vez que me candidatava, mas em reunião, o partido acreditava que eu ajudava mais saindo como Senador e para mim foi a melhor escolha, gostei muito da experiência e fazia tudo de novo.

De fato, o partido tinha razão, uma vez que ocupava duas cadeiras em universidades públicas UERN e UFERSA, estava no segundo maior colégio eleitoral e a candidata ao Governo, era de Mossoró, não havia produzido nada em quatro anos de Senado, então meu nome caia bem, além da história de dois nomes para o Senado. Por tudo isto, foi uma boa opção ter ido para o Senado.


Nova Cruz 50 - Quais as perfectivas do PSOL em Mossoró?

Ronaldo - Vamos continuar a luta, por enquanto, eu estou de um lado e Cinquentinha do outro, os demias filiados e militantes nunca apareceram, então paciência, é dificil mesmo organizar um partido sem recursos.


Nova Cruz 50 - O Sr. já é Doutor em matemática porque a opção por uma disciplina que é “rejeitada” por tantas pessoas?

Ronaldo - As pessoas gostam muito de matemática, o que destroi este prazer pela ciência é quem a faz. O que acontece é que nossos professores estão muito despreparados, principalmente aqueles das séries iniciais e ao invés de ensinar frustra os alunos, usando o poder da autoridade, os alunos gostam de matemática, eles vivem a matemática no seu dia a dia, mas encontra um professor que não sabe calcular uma porcentagem e ainda quer ser o maioral é isto que destroi o gosto da criança e do adulto amanhã pela matemática. Eu se pudesse iria ensinar nas séries iniciais, lá eles precisam de mim, quanto mais qualificado mais próximo do ensino fundamental. As pessoas, amam a matemática, mas se frustram com os seus mestres, principalmente quando crianças que é onde mais precisamos desperta o interesse do aluno.


Nova Cruz 50 - Vale a pena os jovens dedicarem-se aos estudos?

Ronaldo - Eu, passei fome, era catador de lixo quando na infância, vidro, osso, cobre e alumínio, estava buscando no lixão, quando ainda vivíamos em Natal. Morava de aluguél e ordem de despejo não faltava, eram em número de cinco, fora meu pai e minha mãe, passei junto a minha família muitas dificuldades, embora meus país fossem funcionários públicos, meu pai motorista e minha mãe professora leiga. As coisas abriram, um pouco mais quando viemos morar em Mossoró, lá aprendi uma profissão de capoteiro, trabalhei e estudei durante toda minha infância. Foi dono de uma capotaria, mas percebi que não iria passar daquilo, um dia com muito real, podia estragar, depois a quebradeira e era assim a ciranda, larguei tudo e levei meus estudos, ainda mais a sério, fez graduação em Matemática, pela UERN e Agronomia pela ESAM, hoje UFERSA, passei em primeiro lugar no concurso para professor da UERN, fui para São Paulo, fez Mestrado e Doutorado em matemática pela Universidade de São Paulo IME-USP, concluido em 2006 e novamente ao retornar para Mossoró, fez o concurso da UFERSA, fiquei em primeiro e hoje tenho minha casa própria, meu espaço na sociedade, fui candidato ao Senado Federal, só a minha ciência Matemática faria isto por mim. Só não sou ainda melhor, pelo fato que em nosso pais o professor é marginalizado, não é dada a devida importância, mas dar para ter tres refeições diárias como quer Lula. Meu conselho é que estude e seja independente.


Nova Cruz 50 - Pretende ser candidato em 2012?

Ronaldo - Sim! Mas esta é uma decisão muito partidária, de hoje em diante estarei sempre na URNA, mas a minha intenção é exercer a plenitude do direito cidadão, a vitória se dar desde daí.


Nova Cruz 50 - Deixe uma mensagem para o povo de Nova Cruz:

Ronaldo - Estudem, se libertem, não permita que ninguém tire a sua liberdade por um pedaço de pão. Siga meu exemplo de vencedor, e não fique nunca satisfeito, pois a satisfação só se da com a morte, enquanto na terra pergunte porque eu não posso mais?
(Postado por Claudio Lima / Entrevista: novacruz50.com)