terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo quer manter diálogo com professores e garantir os 200 dias letivos


Por Assessoria SEEC

Aspectoda Reunião da Secretária com representantes do SINTE/RN






"Vamos construir juntos com os professores a nova Educação do Rio Grande do Norte. Esse vai ser sempre o nosso compromisso. O governo reitera a continuidade das negociações com o Sindicato. O governo entregou um documento ao Sindicato e teve como contrapartida a rápida deflagração de uma greve". A afirmação da secretaria de Estado da educação, professora Betânia Ramalho, foi feita na tarde desta segunda-feira (02), durante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), em resposta ao anúncio de deflagração de greve dos professores.

Na reunião, ocorrida na sede da Secretaria de Educação, representantes do Sindicato entregaram comunicado ao Governo do Estado informando da deflagração de greve dos professores. O Sindicato aproveitou também para o escalonamento da revisão do Plano de Cargos e Salários do Magistério.

Respondendo aos sindicalistas, a professora Betânia Ramalho mostrou o empenho do Governo que, nestes primeiros quatro meses, tem lutado em várias frentes para colocar a casa em ordem e organizar a estrutura da Educação Pública do Rio Grande do Norte com foco na melhoria da qualidade do Ensino em sala de aula, e a valorização do educador.

Em relação às reivindicações, a secretária reafirmou as propostas apresentadas por meio de documento enviado ao Sinte no último dia 27. Nele, o Governo propõe uma mesa de negociação para revisão dos passivos, que totalizam R$ 15 milhões, e um prazo máximo de 120 dias para realizar estudos com vistas a viabilizar o Piso Nacional dos Professores, aprovado no início de abril pelo Supremo Tribunal Federal, ainda dependendo de publicação do acórdão.

Durante toda a reunião, a secretária deixou claro que a greve está acontecendo em um momento inoportuno e que as questões econômicas, como o pagamento do Piso Nacional do Professor, acontecerão na medida em que o Estado vá equacionando as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Governo quer pagara débitos anteriores

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, tem somado esforços para resolver débitos contraídos com os professores em administrações anteriores. Para isso, está propondo a criação de uma comissão para analisar o pagamento dos processos passivos com os professores que somam o montante de R$ 15 milhões. A comissão será composta por membros da Secretaria de Estado da Educação, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Administração e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN.