segunda-feira, 4 de abril de 2011

MATADOURO E RETIRADA DE AREIA DO RIO CURIMATAU GERAM RECOMENDAÇÕES PARA O MUNICÍPIO

(flagrante da retirada de areia do Rio Curimatau)


(Matadouro Público - situaçao de risco ao meio ambiente e à saúde Pública)
Uma fiscalização do IBAMA/IDEMA esteve há alguns dias no Município de Nova Cruz para verificar em loco a situação do Matadouro Público Municipal e de denúncias de retirada irregular e sem controle do Rio Curimatau.

No Matadouro Público os fiscais, acompanhados do Secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município Francisco Assis, Chiquinho, constataram as condições adversas que os animais são abatidos e as agressões ao meio ambiente verificados. No rio Curimatau os fiscais flagaram retirada de areia sem a permissão devida por particulares. Além disso, focos de lixões foram flagrados pelos fiscais.

Segundo informações oficiais, os fatos observados geraram atos de RECOMENDAÇÕES ao município que deve acabar com essas irregularidades e evitá-las através de sua própria fiscalização.

Sobre o Matadouro, o Prefeito em seu programa Institucional na Rádio Curimatau afirmou que uma espécie de termo de conduta foi firmada entre a Prefeitura e o Ministério Público para, num curto espaço de tempo, reformar e dar condições básicas para o abatedouro no local, enquanto o Governo do Estado não constrói o novo Matadouro Público de Nova Cruz, previsto através de um convênio firmado há alguns anos. Segundo ele a fiscalização ultima dos técnicos do IDEMA e do IBAMA foi depois de ter sido firmado este acordo citado, mas mesmo diante das documentações apresentadas pelo poder Executivo, o município foi autuado.

Em relação a retirada de areia de forma descontrolada e irregular do Rio Curimatau, flagrado pelos técnicos, o Prefeito disse que realmente esta é uma constante. “A própria Prefeitura tira areia do local, todos precisam da areia para fazer as construções na cidade”, afirmou o Prefeito. No entanto ele disse que diante das recomendações dos técnicos, fará um cadastramento das empresas de construção atuantes na cidade, fará um acordo com eles e irá intensificar a fiscalização com a colaboração do próprio IBAMA e do IDEMA para que a retirada de areia seja controlada e que não venha a prejudicar o meio ambiente.