terça-feira, 19 de abril de 2011

COLEGIO NOSSA SENHORA DO CARMO COMPLETA HOJE 70 ANOS DE FUNDAÇÃO.


Hoje é o dia em que o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, há 70 anos, era inaugurado em nossa cidade.

Neste dia, autoridades, sociedade novacruzense residente em Nova Cruz nos idos de 1941, recebiam no antigo prédio para o Colégio na Rua Dr. Pedro Velho, as Irmãs Fundadoras: Terezinha, Rafaela, Estela, Sacramento e Madre Socorro, que iniciaram as atividades religiosas e educativas no local.

Alguns anos depois, as Irmãs se transferem para o novo prédio que fora construído na Praça Barão do Rio Branco (antigo alto das flores).

A Comissão Fundadora do CNSC foi formada por figuras ilustres da cidade e que muito contribuíram para a edificação deste educandário na cidade:

Presidente: Dr. Carlos Augusto da Silva ( então Juiz de Direito da cidade)

Vice Presidente: Mário Manso ( então Prefeito intendente da cidade)

1ª Secretária: Darcilia Lima Caldas

2ª Secretária: Dalva Manso (filha do Prefeito Mário Manso)

Tesoureira: Joanita Torre Arruda Câmara

Assistente Eclesiástico: Padre Pedro Rebouças de Moura

A Programação dos 70 anos se iniciou desde Março. Hoje dia 19, teremos uma exposição do Projeto “Meu colégio, minha referência”, onde alunos e ex alunos mostram por diversos meios fatos e a história do Colégio. No dia 26, acontecerá a celebração eucarística e gincana cultural; e, no dia 29, haverá uma carreata, envolvendo as cidades de Santo Antônio, Passa e Fica, Montanhas, Lagoa D’Anta, São José de Campestre, Nova Cruz, além de Caiçara (PB).

Para ex alunos como eu matarem as saudades, confiram as fotos de "mestre Abílio Alves" das dependências antigas do CNSC:

(antiga quadra, pequena e de mosaico)


(Vista frontal do CNSC e da antiga Praça Barão do R. Branco)

(COLEGIO N. S. DO CARMO ONTEM E HOJE)

DO BLOG.: As informações aqui contidas obtive através de conversas com pessoas que fizeram parte da história deste colégio como Dalva Manso ( in memorian) com quem tive minha criação educacional. Também com as Irmãs Rafaela, Socorro e Sacramento (todas in memorian) que comigo conversavam muito nos meus tempos de aluno naquele Colégio. Educandário que era vizinho da minha casa. Era minha segunda casa. Uma curiosidade: Alto das Flores era o nome dolocal elevado onde hoje está o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, segundo me afirmou Dalva Manso em tempos atrás. Hoje Alto das Flores é o nome de um bairro da cidade. Não confundir.

(Matéria Claudio Lima / Fontes: Dalva Manso, Irmãs Franciscanas-in memorian- Livro "Nova Cruz - Retrato de uma História - Prof. Pedro Marinho / Fotos: Abílio Alves de Lima)