sábado, 30 de abril de 2011

JOANITA T.A.CAMARA - 16 ANOS DE SAUDADES DA "MAE GORDA".


JOANITA TORRES ARRUDA CÂMARA AQUI COM ALUIZIO ALVES NOS AUREOS TEMPOS DA POLÍTICA NOVACRUZENSE.













No dia 26 de julho de 1912, nasce Joanita Torres, na cidade de Araruna, na Paraíba. Ainda criança, mudou-se para Nova Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, onde morou a maior parte de sua vida. Freqüentou durante a sua juventude a Escola Doméstica em Natal, mas retornou ao interior, onde aos 13 anos já trabalhava com o pai, seu Totô Jacinto, fazendeiro, pesando algodão. Joanita era a filha mais velha de três mulheres ( as outras duas irmãs eram Iracema e Teresinha) do casal Totô Jacinto e Maria Torres . E foi assim, trabalhando com o pai e fazendo tarefas que, naquela época, só os homens costumavam fazer, é que Joanita aprendeu a tomar decisões e a comandar.

Casou-se com Lauro Arruda Câmara em 1935, e com ele vivenciou um casamento diferente dos demais: na época onde a mulher era reservada para as tarefas domésticas, Joanita sempre trabalhou fora, no comércio. Entretanto, ao ajudar o marido que já havia sido prefeito e deputado, surgiu nela um espírito político, e descobriu uma vocação para líder. Juntos, tiveram 8 filhos: Paula Frassinete, a mais velha, que morreu com poucas semanas de nascida; Marluce, Cassiano, Leonardo, Laurita ( que morreu em 1970, vítima de convulsões), Cid, Domício e Lauro Arruda Câmara Filho. O casal teve 16 netos.

Durante os anos 50, Joanita foi eleita prefeita de Nova Cruz, a mais importante cidade da região agreste. Juntamente com o marido, pertenceu ao PSD e foi fiel ao partido até sua extinção. Em 1960, fez parte da coligação “Cruzada da Esperança”, que elegeu o então candidato Aluízio Alves governador do estado. Respeitada por todos, até pelos adversários políticos, Joanita sempre tratou com carinho os mais humildes: todos tinham acesso à mesa farta em sua casa. Gestos como esses lhe renderam o carinhoso apelido de “Mãe Gorda”, pois era quase uma mãe para o povo pobre da cidade.

Dona Joanita, como era conhecida, era alta, altiva e decidida, e marcou a cidade de Nova Cruz pela sua atuação dinâmica. Ao deixar a política, permaneceu como liderança na região, e trabalhando na sua loja, Comércio Arruda Câmara, especializada em eletrodomésticos.

Ela faleceu no dia 29 de abril de 1993, aos 80 anos, em decorrência de uma embolia pulmonar. O seu enterro parou a cidade de Nova Cruz. As escolas não abriram em memória à ela, o comércio não funcionou, e mais de 5 mil pessoas estavam presentes, incluindo os políticos mais importantes do estado. Ela estará sempre na memória do povo de Nova Cruz como a “mãe gorda”, um exemplo de lealdade e fidelidade ao seu povo e aos seus princípios.

Fonte: Joana Vale de Andrade Arruda Câmara ( neta de Joanita Torres Arruda Câmara)
No d