quarta-feira, 27 de abril de 2011

Secretaria vai mapear toda a rede estadual de educaçãoSecretaria vai mapear toda a rede estadual de educação

Por Assessoria Seec

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) se reuniu com diretores das 16 Diretorias Regionais de Educação com o objetivo de planejar os investimentos, a serem feitos pela SEEC, nos projetos de infra estrutura nas escolas da rede estadual de educação.



De acordo com Adriana Diniz, secretária adjunta de educação, o sistema de informação da SEEC ainda é muito precário, o que compromete a gestão.

Uma das medidas a serem adotadas é a conclusão da implantação do LSE (Levantamento da Situação Escolar). Trata se de uma metodologia implantada pelo Ministério da Educação e Cultura que consiste no mapeamento e detalhamento da infraestrutura de todas as escolas da rede pública.

O levantamento faz um "raio-x" completo de cada escola - com informações sobre a estrutura física, mobiliário, quantidade de alunos, professores e funcionários - para que tanto as secretarias estaduais quanto o MEC tenham todas as informações sobre as unidades de ensino disponibilizadas em banco de dados. O objetivo do ministério é utilizar o LSE nos programas desenvolvidos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) no sentido de aplicar de forma eficiente os recursos da educação.

Este ano, a SEEC já recebeu mais de 150 ofícios dos diretores escolares reivindicando melhorias nas escolas. Os pedidos estão sendo analisados e cadastrados para serem atendidos também de acordo com a necessidade, porém, esse sistema de atendimento emergencial está sendo muito criticado pela atual gestão que pretende mudar a sistemática de atendimento.

Com relação às carteiras escolares, a SEEC já iniciou a entrega de 15 659 conjuntos para alunos, 3084 conjuntos para professores e 121 mesas para cadeirantes. A entrega do material está sendo feita por região e de acordo com a necessidade das escolas. As demais solicitações devem ser encaminhadas a secretaria e as Diretorias Regionais.