quarta-feira, 27 de abril de 2011

SERRA DE SÃO BENTO AGORA É MATRIZ DA MAIS NOVA PAROQUIA DO ESTADO - A DE SÃO BENTO ABADE

(Pe. Mario Gomes, primeiro Administrador Paroquial de São Bento)

A partir de agora o 8º zonal passa a contar com mais uma paróquia. É a Paróquia de São Bento, que foi criada na noite do dia 25 de Abril. "Foi uma noite gloriosa para a cidade de Serra de São Bento", disse Pe. Mário.

Por volta das 19h30 Dom Matias iniciou a missa de criação da paróquia de São Bento Abade. Estavam presentes 19 padres, leigos da das cidades de Nova Cruz, Santa Maria, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Natal e de outras localidades, como também todo o povo da nova paróquia de São Bento. A missa contou ainda com a presença dos 03 padres filhos natural de Serra de São Bento, Pe. Nicodemos que se encontra na cidade de São José de Piranhas/PB, Pe. José Moreira pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica/RN, o frei Reginaldo que mora atualmente na cidade de Ouricuri/PE.

"Esta criação ficará marcada para sempre em todos que participaram da solenidade", disse o novo e primeiro administrador paroquial Pe. Mário Gomes.

Na ocasião foi lido o Decreto de fundação e o Termo de posse do atual administrador da paróquia padre Mário Gomes ( na foto) se tornando o primeiro padre da recém criada paróquia de São Bento.

Fontes:
areapastoraldesaobento.blogspot.com
erinilsoncunha.blogspot.com
(adaptado pela Pascom Nova Cruz)


QUEM FOI SÃO BENTO, abade?








São Bento, que hoje é o Patriarca vários religiosos, nasceu na região de Núrsica - hoje Norcia - em 480 d. C. Filho de pais nobres . Quando atingiu um desenvolvimento espiritual maior, os pais do santo o levaram para estudar belas artes, letras e retórica, em uma escola pública em Roma, mas não se agradando do estilo de vida, abandona todos os projetos humanos, e se dirige para as montanhas almejando somente agradar a Deus.

Ficou isolado em uma gruta de difícil acesso onde hoje existe um mosteiro construido em sua homenagem. Durante sua estadia neste mosteiro teve muitos embates com o inimigo. Quando percebeu que suas forças estavam esvaindo-se, retirou sua roupa e atirou-se sobre uma roseira que alí estava. Claro que as feridas provocadas pelos espinhos, muito dolorosas fizeram com que aquela tentação abandonasse sua mente!

O Santo Varão foi convidado a assumir a vaga de um abade que acabara de morrer em um mosteiro próximo de onde ele estava.

Muitos foram os combates e milagres feitos por este santo que modificou a conduta de todos os mosteiros, mudança necessária na sua época. Por este motivo, até os dias de hoje ele é considerado o patriarca dos mosteiros. Também pelos combates que ele venceu é invocado, através da oração da medalha, quando é necessário combater o inimigo!

(Fonte: Vaticano)