quinta-feira, 5 de maio de 2011

GREVE NA EDUCAÇÃO – ATUALIZE-SE!

Secretária de Educação afirma que não negocia em greve

Durante entrevista concedida ao Jornal Bom Dia RN, a secretária de Educação do estado, Betânia Leite Ramalho, afirmou o posicionamento do governo sobre a greve: não haverá negociação. Em nota publicada no Diário de Natal, o governo diz que a greve está acontecendo num momento inoportuno.

Coordenadora do SINTE dá resposta à Secretária de Educação sobre suas declarações de que a greve é inoportuna

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, “inoportuno é se pedir mais 120 dias para dar uma resposta”. Ela diz ainda que a categoria já teve muita paciência, principalmente ao comparar os trabalhadores em Educação com outras categorias como a dos médicos, que recepcionou o novo governo com paralisações.“Os profissionais da Educação esperavam não só serem recebidos pelo governo. Eles esperavam que o governo apresentasse uma proposta para resgatar os salários dos professores no mesmo nível das tabelas salariais das outras categorias.”, disse a dirigente. Outro anseio da categoria,como lembra a sindicalista é o pagamento da primeira parcela do Plano de Carreira dos funcionários com efeito retroativo a janeiro.

Nova Cruz atinge bom percentual de profissionais da Educação que aderiram a greve


Na Regional de Nova Cruz a adesão à greve já ultrapassa mais de 85%. Para o Coordenador-Geral da Regional do Sinte, Naldinho, “nunca na história de Nova Cruz houve uma adesão tão grande da categoria, isso é resultado da insatisfação, pela qual os Profissionais da Educação da rede estadual vem passando.”

Educadores do Agreste aderem em massa a Greve estadual da Educação



Segundo alguns Diretores da Regional do Sinte, as cidades menores também estão aderindo, por exemplo, em São José do Campestre das três escolas: Diógenes da Cunha, Belmira Lara e Pe Tomás de Aquino, apenas na última destas três escolas, todos os professores não aderiram a greve. Todavia, os professores que ainda não juntaram a greve sinalizam que a partir da próxima semana, segunda-feira (9) também irão aderir, se o governo estadual não sinalizar uma proposta, o que aponta a meta de 100% de todos os funcionários da Educação Estadual em São José do Campestre/RN em greve.

Segundo o Diretor Marcondes: “Os funcionários e professores que já aderiram a greve em Campestre representam mais de 85% de todos os funcionários da Educação estadual na cidade e os mesmos dizem que só retomaram as atividades depois de terem uma proposta concreta por parte do governo.” e para Diretora Maria Neusa: “Em nossa cidade (Serra de São Bento) nunca houve tanta adesão a uma greve em sua história.”.

Espera-se que até o final da semana pelo menos 90% de todos os profissionais da educação da rede estadual de ensino da regional adiram à greve. Haja vista, uma das poucas cidades da regional que ainda não havia aderido a greve era Serrinha/RN, nesta quinta-feira (5), porém alguns funcionários e professores também passaram a fazer parte da luta.

"É melhor ter de repor 15, 20 dias de aulas, a ter de amargar mais prejuízos e desmobilização para futuras greves. Nossa Greve é justa e legítima", diz o Coordenador-Geral, Professor Marcelo.

Matéria Claudio Lima / Fonte: SINTE NOVA CRUZ