terça-feira, 21 de setembro de 2010

TRE inicia procedimento de carga de urnas eletrônicas

(GALPAO ONDE ESTÃO AS URNAS SENDO CARREGADAS)


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou ontem, 20 a etapa de carga na preparação das urnas eletrônicas.

Até o próximo dia 27, os dados relativos ao cadastro de eleitores, registro de candidatos e locais de votação serão inseridos nas 5.376 urnas eletrônicas que tem a carga centralizada em Natal.

Após a inserção de dados, a própria urna realiza auto-testes. A seguir, ainda é feita a conferência dos flash cards e confecção de tabelas de verificação com os testes de votação. Somente após estes passos a urna é finalmente lacrada para envio às 41 zonas com carga centralizada, que abrange as zonas eleitorais da capital e cidades como Parnamirim e Currais Novos.

Nesta etapa são convidados a fiscalizar os partidos, candidatos e coligações. Na tarde de hoje, apenas um partido enviou técnico para fazer testes de fiscalização. "Sempre vi este trabalho e acho muito bom que ele é preparado com antecedência e dentro de um planejamento", destacou o técnico Carlos Zami, do Partido dos Trabalhadores. "Da urnas que verifiquei hoje, todas conferem a assinatura digital", finalizou.

A segurança da urna eletrônica pode ser testada em vários momentos por partidos, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e pela própria Justiça Eleitoral. Há duas formas principais de teste: a verificação da assinatura digital, quando os parceiros fazem a assinatura logo após o fechamento dos programas, meses antes da eleição, e podem comparar a assinatura em qualquer momento do processo, inclusive após a eleição; e a verificação do hash, que é o código resumo do programa da urna, durante a carga das urnas ou após as eleições.

Publicado por: Tatiana De Souza TRE/RN