sábado, 18 de setembro de 2010

AUDIENCIA PÚBLICA DISCUTIU UERN

(Cid Arruda presente a audiêcia - Ex prefeito que trouxe a UERN na sua jestão)

(Jovens alunos, futuros vestibulandos protestaram pela permanência de Direito)
(Atuais alunos do Curso de direito fizeram manifestação na Cidade)


Nesta quinta (16) a Câmara Municipal de Nova Cruz promoveu uma Audiência Pública com o objetivo de discutir o caso do curso de Direito da UERN de Nova Cruz, bem como os problemas de infra-estrutura do Núcleo. A sociedade novacruzense compareceu em grande número, superlotando a Câmara de Vereadores.

Além dos estudantes dos cursos de Direito e Ciência da Computação da UERN de Nova Cruz, participaram também alunos do Ensino Médio do Colégio Rogério de Souza Alves/Expressivo/Geo, da Escola Modelo, do Colégio de Nossa Senhora do Carmo e demais instituições municipais e estaduais.

Participaram da mesa principal: os vereadores Antônio Gomes (presidente da Câmara), Nia, Manga Rosa, Dinho, Gelson Vitor, Beto Martins e Fernando Bezerra, o ex-prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, a Profª. Nevinha (diretora da 3ª Dired), o Juiz de Direito da Comarca de Nova Cruz, Dr. Ricardo, a Secretária Municipal de Educação, Profª. Cilene, o Prof. Francinaldo (coordenador do Núcleo da UERN/Nova Cruz), os alunos Vanderson (representante do curso de Direito/UERN) e Carlos Eduardo (representante do curso de Ciência da Computação/UERN) e da Diretora e do Vice-diretor do Campus da UERN de Natal, a Profª. Ana Dantas e o Profº. João Maria Pires, respectivamente.

O Prof. Sidney Soares, representando a Comissão “FICA UERN”, não foi lembrado pelo Poder Legislativo para ocupar a mesa. Mas o Vereador Manga Rosa cedeu o lugar ao mesmo. Sidney fez uma ótima defesa em prol da classe estudantil, bem como da sociedade novacruzense, após ler um trecho do convênio entre a UERN e a Prefeitura Municipal de Nova Cruz, destacando que a UERN cumpriu com a sua parte, já a prefeitura não estava cumprindo.

Mais uma vez o chefe do Executivo Municipal, prefeito Flávio Azevedo (PMDB), não compareceu a Audiência Pública, sendo bastante comentada essa ausência. Além disso, também não compareceram o Governador Iberê e o Reitor Milton Marques.

Os alunos Vanderson (curso de Direito/UERN) e Carlos Eduardo (curso de Ciência da Computação/UERN) mostraram a realidade que os estudantes da UERN enfrentam a mais de um ano. “A prefeitura de Nova Cruz está deixando muito a desejar com relação ao convênio com a UERN. Necessitamos de infra-estrutura, computadores (dos 11 que temos, 9 estão quebrados), melhoria do sinal da internet, ar-condicionado, melhores salas de aula, melhoria da energia elétrica, data-show, entre outros problemas que se arrastam a mais de um ano.”, disse os alunos.

O Juiz de Direito da Comarca, Dr. Ricardo, entregou na oportunidade um Ofício, onde os representantes do Poder Judiciário de Nova Cruz se colocaram à disposição de estabelecer uma parceria com a UERN visando apoiar o Curso de Direito na Prática Jurídica.


O ex-prefeito Cid Arruda, convidado para compor a mesa, propôs que a Prefeitura Municipal cumprisse com o convênio, e posteriormente a Assembléia Legislativa elaborasse um projeto de lei criando o Campus da UERN em Nova Cruz. Só assim a responsabilidade ficaria exclusivamente a cargo do Governo do Estado. É o que acontece nas outras cidades-pólos do Rio Grande do Norte.

(Matéria e fotos de Rodolfo Amaral)