segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CASO UERN: PROG. NAÇÃO NOVA CRUZ TRAZ AMPLA REPERCUSSÃO

(Núcleo da UERN que foi trazido para Nova Cruz graças as ações de Cid - como Prefeito e Robinson Faria - como pres. da A.Legislativa e enquanto governador em Exercício - hoje sem apoio da administração municipal)


O Programa Nação Nova Cruz, exibido no sábado,11, trouxe ampla repercussão do caso da UERN, cujo núcleo da cidade não estaria mais oferecendo vagas para o Curso de Direito para o próximo vestibular, o que sinalizaria para um possível processo de desativação do referido núcleo.

Segundo Cid Arruda, o a mídia local e estadual está dando espaço ao problema pela gravidade que esse assunto representa para os alunos de Nova Cruz e da Região.
(Cid, Eduardo Vasconcelos e Leninson Cunha, durante o programa na Agreste FM)
A Assessoria da Universidade informou, em nota por e-mail, que o principal fator para uma possivel desativaçao da UERN de Nova Cruz seria a falta de compromisso da atual administração, que é a responsável pela estrutura do Núcleo na cidade. A nota informa ainda que a instituição tentou marcar várias reuniões com o prefeito Flávio Azevedo, mas o encontro não aconteceu. Ainda segundo a nota, a prefeitura não estaria cumprindo sua contrapartida para que o curso fosse viabilizado no núcleo: oferta e manutenção da infra estrutura (espaço-físico, equipamentos, custeio e pessoal de apoio técnico-administrativo) necessária. De acordo com a Uern, a prefeitura também não ofereceu as condições inerentes ao funcionamento de um Núcleo de Prática Jurídica, essencial para a formação dos estudantes de Direito. Por fim, a assessoria informou que a política dos núcleos avançados da instituição em cidades do interior do Rio Grande do Norte prevê a rotatividade dos cursos ofertados, de acordo com as condições oferecidas e a necessidade do mercado de trabalho local”.

Sidney Soares e Eduardo Vasconcelos, informaram no programa que houve uma reunião com representantes da sociedade Civil organizada, onde surgiu a formação de uma comissão que já marcou uma audiência com a Reitoria da Uern em Mossoró para tratar do assunto.
(Aspecto da Reunião com a Sociedade novacruzense sobre a UERN)

(Matéria Claudio Lima / Fotos: Eduardo Vasconcelos)