quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UERN – FALTA DE VAGAS PARA DIREITO EM NOVA CRUZ SERÁ REVISTA GARANTE REITOR

(ALUNOS DA UERN PREPARANDO-SE PARA IR ATÉ A PREFEITURA)


Pelo menos foi o que prometeu o Reitor da UERN, Professor Milton Marques durante reunião que teve na ultima terça feira, 21, com a Comissão FICA UERN composta por representantes da Sociedade Civil Organizada de Nova Cruz e por alunos dos Cursos de Direito e de Ciências da Computação.



(REITOR MILTON MARQUES REUNIDO COM A COMISSAO NO IFRN)



O Reitor inicialmente fez uma demorada explanação sobre a verdadeira e real situação em que se encontra o Núcleo de Nova Cruz. Segundo ele “ já a algum tempo que a administração do Núcleo por parte da UERN vem emitindo relatórios constatando a existência de problemas que estavam prejudicando o bom andamento do funcionamento dos Cursos. A manutenção da estrutura é de responsabilidade da Prefeitura, conforme convênio firmado entre as duas partes por se tratar de um Núcleo. No caso do Núcleo, a responsabilidade pela manutenção da infra estrutura necessária para o funcionamento dos cursos é da Prefeitura”, disse o Reitor.

Ele ainda afirmou que por algumas vezes a sua assessoria tentou sem sucesso marcar uma reunião com o Prefeito Flávio Azevedo para tratar do assunto. Isso fez com que os problemas só aumentassem. “Com a falta de perspectivas para o bom andamento dos cursos, e por que os Cursos são rotativos, é que o Conselho da UERN optou por não oferecer vagas para 2011 para Direito. Pois o MEC e a OAB exigem que o Curso de Direito seja ministrado nas melhores condições possíveis. Neste sentido outro cursos de interesse para a Região poderia ser pensado no lugar do de Direito” afirmou o Reitor.

Sidney Soares, Presidente da Comissão afirmou ao Reitor que a Sociedade tão logo tomou conhecimento do não oferecimento das vagas para Direito, se organizou em uma comissão para mobilizar o município e a UERN no sentido de resolver os problemas. Inclusive uma audiência pública foi realizada para debater o tema, além de outras providências como a marcação daquela reunião que se realizava naquele momento.

Os alunos “ Carlos Eduardo- Novinho” do Curso de Ciências da Computação e Vanderson do Curso de Direito puderam expor como estava o funcionamento da UERN. Carlos Eduardo confirmou que há meses os computadores não estavam funcionando por um problema de um Dejuntor e de readaptação da rede elétrica. Vanderson incluiu dentre os vários problemas enfrentados pelos alunos de Direito, a questão da Área para a Prática Jurídica. Ele também falou que os alunos enviaram um completo relatório para o Prefeito que nenhuma resposta deu.

Diante dos depoimentos, o Reitor Milton Marques afirmou que só dependeria do Prefeito a solução de todos estes problemas: “ Pelo convênio toda a manutenção da infra estrutura do Núcleo de Nova Cruz é da Prefeitura. O prédio é do Município. Cabe a UERN a parte pedagógica e técnico-administrativa. Basta que o Prefeito comprometa-se a de agora por diante cumprir o Convênio”.

Sobre a reabertura de vagas para Direito, o Reitor falou: “ Na reunião que teremos daqui a pouco com o Prefeito, teremos uma resposta definitiva sobre a situação do Núcleo. Diante de uma resposta positiva do Prefeito, poderemos rever a questão da falta de vagas para Direito em Nova Cruz. Mas isto depende também do Conselho da UERN que é bastante sensível a estas questões. Marcarei em caráter de urgência com o Conselho, irei mostrar a decisão que foi tomada em Nova Cruz, e o Conselho deverá decidir sobre o assunto inclusive refazer o edital do PSV 2011”, afirmou Milton Marques.

A Comissão FICA UERN propôs ao Reitor Milton Marques, que a solução seria a criação do Campus da UERN em Nova Cruz, e o Reitor se prontificou em apoiar. Ao final da reunião, o Reitor garantiu a todos os presentes que não medirá esforços para reeditar o edital, bem como lutar pelo Campus de Nova Cruz.


(ALUNOS DA UERN E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO MARCARAM SUAS PRESENÇAS EM FRENTE A PREFEITURA)

Em seguida o Reitor foi até a Prefeitura se reunir com o Prefeito Flávio Azevedo, onde um bom número de estudantes dos Cursos de Direito e de Ciências da Computação estavam aguardando com faixas e carro de som, mostrando seus interesses sobre o assunto.

(ASPECTO DA REUNIÃO NA PREFEITURA)

Foto Correio do Agreste

Do Blog: Participei da Comissão que se reuniu com o Reitor e pude ouvir tudo que foi relatado. O Prefeito deve ter obviamente dito que AGORA cumprirá com o convênio. Esperamos que a palavra seja cumprida. Por outro lado, é urgente que a sociedade se mobilize para viabilizar junto à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado a implantação do CAMPUS da UERN para que fatos desta natureza não voltem a acontecer. Ficar a mercê de administradores municipais dúbeis é muito ruim para uma instituição como a UERN.
(Matéria Claudio Lima / Fotos: Eduardo Vasconcelos)