
Ele lembrou que 20 municípios tiveram os pedidos de envio de força federal, feitos pelos juízes das respectivas zonas eleitorais, deferidos pelo Tribunal. O próximo passo é a apreciação dessas solicitações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Utilizamos um critério muito rigoroso na análise desses pleitos, observando a situação de cada cidade” – destaca o presidente do Tribunal.
O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, enfatiza que as condições são favoráveis à garantia da segurança das eleições, destacando a importância da presença das tropas federais nas localidades onde o clima de disputa estiver mais acirrado.
Representando o Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, o coronel Alexandre Moreno, chefe da 4ª Seção (Logística) lembra que o planejamento da distribuição das tropas leva em consideração a o transporte de pessoal e alimentação, entre outros aspectos.
Responsável pela força formada por cerca de 10.600 homens e mulheres, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, disse que a PM estará presente com contingente em todos os municípios e que naqueles em que haja a participação dos soldados do Exército, o reforço é bem vindo.
PEDIDOS DE TROPAS FEDERAIS NO RN
Confira as Zonas Eleitorais que pediram tropas federais já deferidos pelo TRE/RN :
- 7a ZE SÃO JOSÉ DE MIPIBU : São José de Mipibu
- 30ª ZE MACAU : Macau e Guamaré
- 31ª ZE CAMPO GRANDE : Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar
- 35ª ZE APODI : Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes
- 36ª ZE CARAÚBAS : Caraúbas
- 38ª ZE MARTINS : Serrinha dos Pintos
- 44ª MONTE ALEGRE : Lagoa Salgada
- 45ª CAICÓ : São Fernando e Timbaúba dos Batistas
- 47ª PENDÊNCIAS : Pendências e Alto do Rodrigues
- 48ª PEDRO AVELINO : Pedro Avelino
- 52ª SÃO BENTO DO NORTE : Galinhos
Zonas : 11
Municípios : 20
Eleitorado : 176.707 cidadãos aptos a votar