Por volta das 19h30 Dom Matias iniciou a missa de criação da paróquia de São Bento Abade. Estavam presentes 19 padres, leigos da das cidades de Nova Cruz, Santa Maria, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Natal e de outras localidades, como também todo o povo da nova paróquia de São Bento. A missa contou ainda com a presença dos 03 padres filhos natural de Serra de São Bento, Pe. Nicodemos que se encontra na cidade de São José de Piranhas/PB, Pe. José Moreira pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica/RN, o frei Reginaldo que mora atualmente na cidade de Ouricuri/PE.
"Esta criação ficará marcada para sempre em todos que participaram da solenidade", disse o novo e primeiro administrador paroquial Pe. Mário Gomes.
Ficou isolado em uma gruta de difícil acesso onde hoje existe um mosteiro construido em sua homenagem. Durante sua estadia neste mosteiro teve muitos embates com o inimigo. Quando percebeu que suas forças estavam esvaindo-se, retirou sua roupa e atirou-se sobre uma roseira que alí estava. Claro que as feridas provocadas pelos espinhos, muito dolorosas fizeram com que aquela tentação abandonasse sua mente!
O Santo Varão foi convidado a assumir a vaga de um abade que acabara de morrer em um mosteiro próximo de onde ele estava.
Muitos foram os combates e milagres feitos por este santo que modificou a conduta de todos os mosteiros, mudança necessária na sua época. Por este motivo, até os dias de hoje ele é considerado o patriarca dos mosteiros. Também pelos combates que ele venceu é invocado, através da oração da medalha, quando é necessário combater o inimigo!
(Fonte: Vaticano)