terça-feira, 31 de maio de 2011
CONTINUAMOS ENTRE OS DEZ MAIS ACESSADOS DO AGRESTE. VALEU
EM ASSEMBLEIA PROFESSORES DECIDEM CONTINUAR COM A GREVE. SINTE EMITE NOTA à SOCIEDADE.
O coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira, observa que a postura da governadora é um desrespeito a toda a sociedade que já está convencida da legitimidade das reivindicações da educação. “O que precisamos é que a categoria se mantenha firme e aumente mais ainda a sua presença nas atividades de greve”, defendeu Teixeira.
NOTA A SOCIEDADE PORIGUAR DO SINTE/RN
Os velhos bebedouros também denunciam o risco de contaminação na água consumida pelos estudantes. Há banheiros entupidos; bancos de alvenaria quebrados; cozinha com fogões inutilizados; locais insalubres, sem manutenção de limpeza e higienização. Atreladas a isso, existem as carências pedagógicas e didáticas inerentes à qualidade do ensino: as salas de aula estão super lotadas e faltam elementos básicos para se planejar uma aula.
O Governo não pode ficar alheio a esta situação. Não pode simplesmente dizer que os problemas foram causados por gestões passadas e ignorar as suas consequências. Já se passaram cinco meses desde que a atual administração assumiu o Estado e nem os Diários de Classe foram enviados aos professores. Isso, certamente, não é mais responsabilidade dos antigos governantes. É por essas razões que o Sinte se dirige à sociedade. É por isso que a categoria busca o Governo. Esse é apenas um apelo ao cumprimento de um Direito básico: Educação.
Esse diálogo entre trabalhadores, sociedade e Governo deve começar, já e deve contemplar, também, todas as condições adversas pelas quais os profissionais passam. Para tanto, vale lembrar que os salários da categoria são os mais baixos na estrutura do Governo estadual e esta é maior categoria trabalhista do Estado. É também a que presta o serviço mais importante à população.
A greve dos Trabalhadores em Educação é motivada pela falta de proposta do Governo à categoria, aos alunos e à sociedade. E ela se manterá até que alguma atitude seja tomada pelos governantes. Qualquer que seja o desfeche desta luta, o Sinte e a categoria que representa seguirão em frente firmes e coerentes em nome dos interesses da Educação.
FONTE: SINTE/RN
Governador da Paraíba autoriza pavimentação da estrada que liga Logradouro a Nova Cruz
Fonte: Governo PB
Ecoposto no Agreste será inaugurado nesta quarta-feira (1º)
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), inaugura nesta quarta-feira (01/06), às 9h, o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra, localizado no município de Nísia Floresta. O Ecoposto funciona como unidade gestora do IDEMA servindo de apoio à administração da unidade de conservação, além de ofertar infraestrutura para pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área e para o policiamento ambiental. O evento é uma das ações do IDEMA durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.
O objetivo do Ecoposto é garantir a presença do IDEMA e de suas ações próximo à áreas de grande relevância ambiental. A APA contempla uma área de 42 mil hectares englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arêz, Goianinha, Tibau do Sul e São José do Mipibu.
A inauguração do Ecoposto integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente (SMA) realizada conjuntamente pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande (IGARN). Durante a SMA, realizada de 30 de maio a 5 de junho, uma série de atividades estarão ocorrendo para celebrar o Meio Ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/ IDEMA-RN
DE VOLTA AS NOTICIAS
quarta-feira, 25 de maio de 2011
ENTREVISTA COM EX VICE PREFEITO MAX PELO GAZETA DO AGRESTE
Mesmo confirmando pré-candidatura, Max deixa "brecha" de possibilidade de voltar apoiar Flávio
GAZETA DO AGRESTE entrevista o Presidente do PR de Nova Cruz, Max Andrade, que confirma novamente a intenção de disputar a prefeitura desta cidade em 2012. Nas respostas o ex-vice-prefeito deixa entender que só subirá no palanque de Cid Arruda se for na condição de Cid apoiá-lo. Ele também deixa claro que, se a atual administração melhorar, poderá haver possibilidade de conversar com o prefeito Flávio Azevedo.
GAZETA - Foi noticiado que dois vereadores abandonaram o seu grupo para apoiar a candidatura de Cid Arruda, mesmo assim você ainda se posiciona como candidato a prefeito?
MAX - Sim! Sou pré-candidato a prefeito de Nova Cruz. Continuo na luta tentando conquistar mais adeptos a essa ideia, para mudar esse quadro de mesmice que acontece há muitos anos na política da nossa cidade.
GAZETA - Se de fato os vereadores Nia e Beto Martins optarem por apoiar a candidatura de Cid Arruda, você vai considerar o fato como traição a sua pessoa?
MAX - Os vereadores Antônio Gomes, Beto Martins e Nia Salu estiveram em minha casa sábado as 13hs no dia 21 de maio, onde conversamos sobre o fato deles participarem do "aniversário" da esposa de Cid. Deixei eles a vontade, mas antes deles saírem deixaram bem claro que continuavam aliados ao nosso grupo e que não iriam se unir a Cid de forma alguma. Depois do acontecido não tive ainda o prazer de escutar a voz dos vereadores Beto e Nia. Porém, aguardo contato deles e logo após, responderei essa pergunta de forma mais completa.
GAZETA - Numa possível desistência da sua candidatura, Max Andrade e a família subiriam no palanque de Flávio Azevedo ou de Cid Arruda?
MAX- Desde os cinco primeiros meses do segundo mandato de Cid(maio de 2005) ate agora nunca tive um minuto de dialogo com o ex-prefeito, somente cumprimentos de pessoas civilizadas, mas pelo fato de fazermos oposição a atual administração era de um entendimento de bastidores que quem tivesse em melhor situação poderia apoiar o outro. Porém, se os últimos acontecimentos se confirmarem essa possível união ficara mais distante, pois no meu entender não se pode querer uma união destruindo seu possível aliado, não tem nenhuma explicação. Faço hoje oposição ao governo do prefeito Flavio, pois sua administração não cumpre as metas e propostas que foram prometidas, dessa forma fica difícil uma possível aproximação. Agora Flavio tem ainda um ano e seis meses de governo e se sua administração melhorasse não via impedimento de conversarmos.
GAZETA Na campanha de 2008 você foi duramente criticado por Germano Targino e Cid Arruda, mesmo assim, você aceitaria dividir um palanque com eles? Seja para apoia-los, ou eles lhe apoiarem...
MAX - Não faço política da maneira que alguns fazem. Nunca fiz um discurso em palanque ou em programa de radio falando da vida pessoal e particular de ninguém, critico sim a administração e mando resposta aos que me criticam. Veja só, Cid e Germano um criticou e muito o outro e hoje estão unidos. Cid me chamou de Judas como ele se achasse o Jesus Cristo, e antes fomos aliados. Ajudamos a Flavio e dias atrás falava um monte de besteiras dos Andrade. O que foi que adiantou essas discussões para o crescimento da nossa cidade? NADA. O povo está cansado dessas coisas. Querem a saúde funcionando, a educação para os seus filhos, segurança, trabalho e o pão de cada dia. A classe política de nova cruz deveria se unir e trazer benefício para nossa cidade, e tratar de política partidária so no período eleitoral. Mas não, ficam os 4 anos discutindo coisas insignificante enquanto outros municípios do estado crescem a olhos visto. Não guardo rancor, sou pragmático, objetivo e se achar aquele fato bom para o município vou trabalhar para ser realizado.
GAZETA - Por que Max Andrade rompeu com Flávio Azevedo?
MAX - Foram vários os fatos que nos afastou politicamente. Pessoas que participaram pouco da campanha e quando assumiu controlava tudo, vários adversários beneficiados, administração se planejamento e sem rumo definido, compromisso não assumido e principalmente a falta de confiança que existia entre nós dois.
GAZETA – É possível você ir para o palanque de Cid Arruda com Germano Targino do lado?
MAX - Como disse: se Cid me apoiar não vejo problema de Germano subir no mesmo palanque. Não tenho nada pessoal contra Germano, somos adversários, pois os nossos objetivos sempre foram diferentes, dessa forma tínhamos que ficar contra, agora se ele entender que podemos construir uma aliança para minha candidatura, vamos conversar.
GAZETA - Seus adversários plantam que o interesse da família Andrade é somente o poder e não o povo; como você rebate essa questão?
MAX – Rafael, você já publicou na GAZETA essa afirmação, pelo fato do rompimento com Flavio e do nosso apoio a Iberê quando minha mãe foi nomeada pra o DIRED, mas quando Flavio nomeou sua esposa para o mesmo DIRED você não fez a mesma afirmação, estranho. Acho que esse pensamento é de pessoas que não tem simpatia pelos Andrade, normal e entendo, pois ninguém agrada a todos. Agora a nossa historia política mostra o contrario, pois toda mudança que fizemos foi sair da situação e ir para a oposição. Germana Targino em três meses de governo nos expulsou da sua administração e fomos para oposição e junto com Cid ganhamos a campanha. No inicio do segundo mandato de Cid nos não nos entendemos mais, novamente fomos para oposição e junto com Flavio ganhamos novamente. Tivemos de novo coragem e largamos tudo e fomos para oposição do governo de Flavio. Na política são poucos que tomam essa atitude de sair do poder de largar todos os benefícios, dessa forma, mostro que os Andrade gostam de POVO e não somente de PODER.
GAZETA - Entraria numa disputa acirrada sabendo que seria remota as chances de vitória ou preferia desistir e trabalhar o nome para o futuro?
MAX - Quando se entra em uma disputa eleitoral não se sabe o rumo que a campanha vai chegar. Posso terminar a disputa em primeiro como em último. Faz parte do jogo. Além do mais a candidatura de Cid e de Flavio não estão confirmadas, pois Cid tem problemas com o tribunal de contas do estado e se for julgado antes da eleição e confirmada a sentença anterior será impedido de disputar a eleição, e Flavio vive um caos administrativo. Cid perdeu três, Flavio perdeu duas, Max Andrade também tem o direito de perder. Vou para a disputa espero que o povo entenda minha atitude e concorde com minhas ideias, pois estou indo preparado para vencer.
Onda de greves: 12 categorias param até a próxima semana
Natal e estado, estão à beira do caos com a deficiência do serviço público ocasionada pela onda de greves que foram deflagradas na última semana. Ontem, funcionários de quatro Centrais do Cidadão se somaram a outras 11 categorias que estão de braços cruzados ou prestes a fazer isso: motoristas de ônibus, policiais civis, professores, funcionários do Detran, Idema, Emater e Tributação, além dos servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os médicos da rede estadual e os técnicos do Idiarn (fiscalização agropecuária), que também prometeram paralisar suas atividades.
Coordenador da Central do Cidadão do Praia Shopping, Aurélio Marques explica suspensão dos serviços aos usuários. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press. |
Está programada para hoje, no largo do Machadinho, um evento que reunirá centenas de grevistas e setores profissionais com indicativo de greve para os próximos dias. Todos vão seguir rumo à Governadoria pedir o atendimento de suas reivindicações. Como a maior parte das categorias pertence ao serviço público estadual, a demanda recai sobre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que reuniu todos os secretários na segunda-feira passada e ordenou corte brusco de despesas. Os motoristas e cobradores de ônibus, no entanto, são responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn).
Não será fácil solucionar todos os problemas. Nas Centrais do Cidadão, por exemplo, se reúnem funcionários contratados e servidores efetivos de diversas secretarias. Eles paralisaram as atividades ontem nas Centrais do Via Direta, Praia Shopping, Zona Norte e Alecrim. "Reivindicamos o pagamento das gratificações, que estão atrasadas desde janeiro. 99% dos funcionários só trabalham nas Centrais do Cidadão por causa das gratificações", explicou Luiz Moura, que integra a comissão que coordena a greve.
As gratificações variam entre R$ 450 e R$ 1.200, além do salário base dos servidores. "Além disso, falta material diário e de limpeza. Tem dias que fazemos cota para comprar água e café", declarou Maria Lima, outra servidora insatisfeita. "As gratificações são um incentivo, mas se o funcionário está insatisfeito, que retorne à sua categoria de origem. Sou absolutamente contrário à greve", disse Aurélio Marques, gerente da Central do Cidadão Praia Shopping. Com a redução dos serviços, quem se prejudica é a população. "Na minha opinião, quem quer fazer reivindicação, que o faça, mas sem prejudicar os usuários", protestou o prestador de serviços terceirizados João Batista de Paiva.
MAIS GREVE - AGORA SÃO TECNICOS DA UERN
Técnicos da Uern decretam greve para o próximo dia 31
Pauta de reivindicações:
-Reajuste Salarial com índice de 23,98%, observando o reescalonamento previsto no PCS;
- Reestruturação do Plano de Cargos, Salários e Benefícios dos Servidores Técnicos Administrativos;
- Compromisso para ocupação dos Cargos de Pro - Reitor das atividades meio da UERN (PROPLAN/PROAD e PRORHAE), conforme deliberação acatada nos trabalhos da Estatuinte;
- Reajuste nos percentuais correspondentes aos adicionais de incentivo a Pós- Graduação, em especial ao da capacitação Latu Sensu (especialização);
- Criação de Órgão para acompanhamento das políticas de Segurança e Prevenção a Acidente de Trabalho.
(Fonte novacruzrnemfoco)
FICA UERN - ACOMPANHE AÇÕES DA EQUIPE EM NATAL
O MOVIMENTO REIVINDICA: Permanência do núcleo em Nova Cruz; A infra-estrutura do Núcleo de Nova Cruz, por parte da prefeitura de acordo com o convêncio assinado entre ambas ás partes e a renovação do convênio; Legalização e Reconhecimento dos Curso de Direito e Ciência da Computação, Criação do Campus da UERN em Nova Cruz e Um ensino público, presencial e de qualidade para todos! JACARÉ PARADO VIRA BOLSA DE MADAME! NOSSA FORÇA ESTÁ NA ORGANIZAÇÃO! Participe!
(Do blog: ANE ligada em Você)
INTEGRAÇÃO: Oficiais e praças do 4º Batalhão da BPM Paraíba, visitam sede do 8º BPM de Nova Cruz
Major Linhares recebendo Oficiais e praças da Paraíba - Integração nas ações contra a criminalidade nas fronteiras.
Do Novacruz Oficial
Na manhã da ultima segunda feira,23, oficiais e praças do 4º Batalhão visitaram a sede do 8º Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado na cidade de Nova Cruz – RN. A visita foi uma iniciativa do TC Ysmar, comandante do 4ºBPM, cujo objetivo foi conhecer o trabalho realizado por aquela Unidade Operacional, tendo em vista que três municípios da área de circunscrição do 4º Batalhão fazem fronteira com os municípios do Rio Grande do Norte pertencentes aquela Unidade.
terça-feira, 24 de maio de 2011
MEMBROS DA COMISSÃO "FICA UERN" TERÃO AUDIÊNCIAS EM NATAL HOJE(24)
"Nesta Terça, 24, membros da Comissão "Fica UERN", estão em Natal, entregando oficios na Governadoria, Vice-Governdoria, UERN-Campus Natal e SEE-RN, com objetivo de solicitar audiências com a Governadora, Rosalba Ciarlini, Vice Governador, Robinson Faria, Reitor Milton Marques e Betânia Ramalho. Em pauta: UERN!
Na parte da tarde, os membros terão audiências com o Vice Presidente do Conseho Estadual de Educação - CEE-RN e Membros da Câmara de Educação Superior, Dr. Adilson Gurgel e depois com a Deputada Larissa Rosado na tentativa de buscar caminhos para resolver a CRISE do Núcleo da UERN em Nova Cruz-RN. Os membros terão a oportunidade de expor suas revoltas com total o descaso que o gestor municipal vem dando ao Núcleo da UERN, além de tirarem dúvidas quanto a regularizações e autorizações dos Cursos de Direito e Ciência da Computação. Vamos aguardar o desenrolar das audiências. Quanto a futura saida do curso de DIREITO do Núcleo, ja´se era de se esperar, pois no mês passado o Reitor, Milton Marques já tinha antecipado em audiência com o Eduardo Vasconcelos, membro da comissão "Fica UERN".
A falta de infra-estrutura e a "contra partida" da prefeitura vem dando as condições para que o Núcleo possa sair de Nova Cruz ... a sociedade como um todo precisa se mobilizar e fortalecer a Comissão FICA UERN ou perderemos a nossa UERN!"
Recebida com protesto em Mossoró, Rosalba descarta acionar a Justiça para conter greves
De O Mossoroense
Rosalba Ciarlini (DEM) enfrentou uma forte manifestação de servidores em greve da Educação, Polícia Civil e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Foram protestos e palavras de ordem no momento em que ela chegava ao Hospital Regional Tarcísio Maia para a comemoração dos 25 anos do equipamento de saúde.
Rosalba chegou escoltada pela Polícia Militar. Dentro do hospital, ela concedeu uma rápida entrevista coletiva cujo tema foi a onda de greves no Estado.
Na oportunidade, ela descartou apelar à Justiça para conter as categorias.
Por conta do movimento, a solenidade que estava prevista para ocorrer na entrada do hospital, onde tocava uma banda gospel, acabou restrita à parte interna do hospital.
A governadora fez um apelo para que os grevistas voltem às repartições. O Rio Grande do Norte precisa realmente agora que todos venham somar. Vamos resolver de uma forma pacífica", concluiu.
Governo estuda negociação global com servidores do estado
Paulo de Tarso atribui a movimentação existente no cenário atual - que inclui saúde, educação, segurança e outras entidades da Administração Indireta - à irresponsabilidade da gestão anterior.
O Governo do Estado pretende negociar com as categorias de maneira global, ou seja, em conjunto, considerando que o funcionalismo público é um só. Porém, isso não significa que os reajustes prometidos serão concedidos.
A atual gestão espera que os servidores entendam que o Governo do Estado fará o possível para que se possa remunerar com o mínimo de justiça os seus servidores. Para isso é preciso compreender que não há pagamento sem receita, alerta o Secretário.
Moradores questionam “estouro” de açude
Açude que servia a população do Frei Damião foi estourado
O açude de Aprígio – como é conhecido – localizava-se no município de Nova Cruz, nas proximidades do bairro Conjunto Frei Damião e Loteamento Terra Nova, fazendo fronteira com a Paraíba, e serviu a população para fins domésticos como abastecimento de água nas casas em tempos de seca, além da pesca.
De acordo com relatos de moradores, o fato aconteceu na madrugada de 2 de maio. “Vi máquinas indo em direção ao açude, mas não sabia do que se tratava. Somente pela manhã que vi o açude estourado”, contou um morador próximo.
As águas do açude desceram por um pequeno riacho que derrama suas águas no Rio Curimataú. Centenas de peixes morreram.
Nossa reportagem tentou localizar o proprietário do terreno para dar sua versão mas até o fechamento da matéria não foi localizado. Um morador do bairro disse ter feito uma denúncia ao IDEMA.
DO BLOG.: Independente de quem fez, esse absurdo mereçe uma ação enérgica da Promotoria Pública da nossa Comarca, independente de denúncia ou não, pois as fotos e o fato são notórios. É um grave crime ambiental.
CAERN reajusta em 5,7% a tarifa de água e esgostos no estado
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgou na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE), o reajuste de 5,7% sobre as tarifas de água e esgotos cobrados pela (CAERN).
Segundo a publicação oficial, a medida deve começar a vigorar nas contas com vencimento em julho de 2011, para as tarifas de áreas urbanas e rurais. A medida contou com a autorização expedida pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban) e pelo Conselho municipal de Saneamento Básico de Natal (Comsab).
Confira a tabela
Zona Rural
Classe de consumo – Tarifa Mínima
Residência popular R$15,26
Residência Popular Rural R$24,02
Residência Social Rural R$4,84
Comercial Rural R$36,95
Industrial Rural R$80,58
Pub.Federal Rural R$77,22
Pub. Estadual Rural R$77,22
Pub. Municipal Rural R$77,22
Zona Urbana
Classe de consumo – Tarifa MínimaResidência Social R$4,84
Residência Popular R$15,26
Residência R$24,02
Comercial R$36,95
Industrial R$80,58
Pública R$77,22
segunda-feira, 23 de maio de 2011
CID ARRUDA é nomeado para Diretor de Publicação da Assembléia
Ex-prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, foi nomeado para Diretor de Publicação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A nomeação foi assinada pelo presidente da Assembléia, deputado Ricardo Motta, e publicada no Diário Oficial do último sábado.
Fonte: Ana Ruth Dantas ( Panorama Político - Tribuna do Norte)
Presidente da Assembléia anuncia concurso público
A expectativa de Ricardo Motta é lançar o edital do concurso ainda esse ano.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, afirmou que fará concurso público para servidor da Casa. Segundo ele, será contratada uma empresa para fazer o estudo.
A meta da Assembléia é contratar técnicos.
Inscrições para o Enem 2011 começam hoje
O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.
* Fonte: Agência Brasil.
DR MAX REAGE E ANUNCIA ENCONTRO COM AMIGOS DO PR
DO BLOG: Ida dos vereadores NIA e BETO, até então sob sua tutela política, para o bloco de Cid e Germano fez Dr Max e grupo, reagirem e anunciarem encontro para lançamento de sua pre candidatura. O ponta pé inicial se fez antecipar em virtude de defecções que ameçaram seu projeto político. Confira uma matéria sobre o assunto:
Por Duda Xuá:
" Max Andrade vai preparar um encontro com seus amigos do PR em sua residência no mês que vem tudo indica que será no dia cinco de junho"
Dr. vandir, João Maia, Max e João Paulo
"O ex vice Prefeito, Max Andrade e o seu irmão João Paulo - atual vice-prefeito - além do ex-prefeito Dr. Vandir e do Deputado Federa, João Maia, vão organizar uma grande festa com os amigos de Max e do PR, para o grande lançamento da sua pré candidatura à prefeitura de Nova Cruz em 2012. E Max avisa: nada de ser vice de ninguém, ele será mesmo é candidato a prefeito em 2012. É um desejo do deputado Federal João Maia."
DECLARAÇÕES DE PROFESSORA POTIGUAR REPERCUTEM NAS PRINCIPAIS REDES DE TV DO PAÍS
As fortes, efusivas e claras declarações da professora AMANDA GURGEL durante uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do RN na semana passada, está tendo uma repercussão inusitada.
Além de expor a precária situação que vive os professores potiguares, aliás um fato comum em todo o país, ela deixou os deputados e autoridades presentes constrangidos quando afirmou que com 930 Reais eles “não comprariam nem as indumentárias para participar das audiências”. Que “um deputado ganha por 30 professores. Não somos nós professores que estamos constrangidos, mas um deputado que ganha por 30 professores no nosso estado” declarou ela.
A globo neste domingo, no programa DOMINGÃO DO FAUSTÃO ela foi entrevistada e sem subterfúgios voltou a criticar a situação de “penúria” vivida pelos educadores potiguares e do país.
Hoje ela será entrevistada no JORNAL DA RECORD. Este telejornal que estréia hoje com nova equipe priorizou a entrevista com a professora AMANDA justamente no programa de estréia dada a importância de seu pronunciamento.
(Matéria Claudio Lima)
SINTE REAGE A INFORMAÇÃO QUE: Casa Civil diz que não negociará com servidores
Quase 20 dias após o início da greve dos Trabalhadores em educação do Estado, o secretário chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, disse que o governo não negociará com a categoria.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, disse que os trabalhadores receberam a notícia com surpresa. “Definitivamente, não esperávamos isso. Temos 90% da rede de ensino paralisada, o governo passou todo esse tempo se esquivando de apresentar uma proposta e agora simplesmente diz que não quer negociar. Isso é, no mínimo, uma falta de respeito com a nossa categoria e com a sociedade.”, afirmou a dirigente.
Vale lembrar que em audiência anterior, o secretário afirmou que só negociaria com as outras categorias após resolver a situação dos Trabalhadores em Educação. Na ocasião, Paulo de Tarso disse que revisaria as solicitações do magistério e pagaria aos mais de 4 mil funcionários que ainda não receberam a primeira parcela do Plano antes de analisar a situação de outras áreas. “Queremos muito acreditar que a palavra de Dr. Paulo de Tarso será mantida, pois enquanto não obtivermos uma solução concreta para o impasse a categoria permanecerá parada”, disse a sindicalista.
Estado bate mais um recorde de arrecadação
O Rio Grande do Norte obteve mais um recorde de arrecadação. Dessa vez o aumento foi de 21,65%. O valor supera a até mesmo a arrecadação nacional.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso está óbvio que o Estado está na sua melhor fase de arrecadação de impostos e tributos.
Ela ressalta que de acordo com a Lei 25% desse total arrecadado deve ser aplicado na educação pública. “Além disso temos também o aumento proveniente das verbas do Fundeb”, destaca Fátima.
A diretoria do Sinte-RN quer agora que o Governo diga claramente para onde está indo esse rio de dinheiro. “O Governo vai ter que explicar a população porque não atende as nossas reivindicações já que não pode mais dizer que não tem dinheiro”, ressaltou.
(Fonte SINTE RN)
CID ARRUDA REUNE AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS, FESTEJA ANIVERSÁRIO DE SUA ESPOSA e FAZ ANÚNCIOS POLÍTICOS.
Foi o que ocorreu no último sábado no tradicional CASARÃO oficial dos ARRUDA CÃMARA, com as presenças de muitos amigos e correligionários do ex prefeito. Também estavam presentes Germano Targino e sua esposa Monique, vereadores Manga Rosa, Beto Martins, e Nia ( estes dois últimos retornando ao convívio do grupo político de Cid após rompimento de alguns anos), entre outras lideranças.
Aproveitando a festa preparada por amigos em homenagem a Dra Valeria pelo seu natalício, Cid anunciou que retornou a cidade para iniciar uma série de reuniões políticas visando as eleições do próximo ano, no qual se coloca como pré candidato com o apoio dos amigos que lá estavam presentes.
Do Blog.: O encontro/reencontro de Cid com os novacruzenses foi o fato político do mês. Mexeu com as bases políticas da cidade. Outras alas da oposição ficaram ouriçados com o fato. Já a situação tentou contra-atacar com a notícia do convite a Dr. Jaime Cesar para compor a chapa em 2012, o que oficialmente ainda não foi confirmado. Na semana passada o PC do B, movimentou a política novacruzense com a realização de um encontro sobre a IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS na política, com o intuito de atrair a juventude para o seu projeto político. Também o PV realizou uma reunião para inovação do partido na cidade. Eleições 2012 - COMEÇA A CORRIDA AO PALACIO ANTONIO ARRUDA CÃMARA !!!
(Matéria Claudio Lima / Fotos: Nova Cruz Assim, Eduardo Vasconcelos e Afrânio Patrício)
GOVERNO DO ESTADO DIVULGA NÚMEROS SOBRE A GREVE QUE DIVERGEM DAQUELES DIVULGADOS PELO SINTE
O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação, divulgou nesta segunda feira, números sobre a paralisação das Escolas em virtude do movimento grevista promovido pelos educadores. Os dados foram captados pela CORE com base na ultima Sexta feira, 20 de Maio. Segundo esses dados, das 710 escolas estaduais, 395 estão com aulas e funcionam dentro da normalidade. Do restante, 148 estão parcialmente paralisadas, e 167 paradas na totalidade.
Em termos percentuais, os dados desta sexta (20) apontam que, 55,6% das escolas estaduais estão com aulas e funcionam normalmente, enquanto 44,4% se mantêm em greve.
3ª DIRED de NOVA CRUZ
Em relação a 3ª Regional de Educação –DIRED com sede em Nova Cruz e que compreende mais 17 municípios do Agreste, os mesmos dados revelam que , a paralisação é de 75,4%.
(Fonte Governo RN)
Estado bate mais um recorde de arrecadação
O Rio Grande do Norte obteve mais um recorde de arrecadação. Dessa vez o aumento foi de 21,65%. O valor supera a até mesmo a arrecadação nacional.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso está óbvio que o Estado está na sua melhor fase de arrecadação de impostos e tributos.
Ela ressalta que de acordo com a Lei 25% desse total arrecadado deve ser aplicado na educação pública. “Além disso temos também o aumento proveniente das verbas do Fundeb”, destaca Fátima.
A diretoria do Sinte-RN quer agora que o Governo diga claramente para onde está indo esse rio de dinheiro. “O Governo vai ter que explicar a população porque não atende as nossas reivindicações já que não pode mais dizer que não tem dinheiro”, ressaltou.
(Fonte SINTE RN)
Depoimento de professora repercute na Assembleia
Por Cristianne Leite – Foto de: Joao Gilberto –ASSECOM/AL
O deputado Hermano Morais (PMDB) falou sobre a repercussão nacional do vídeo da professora Amanda Gurgel, que foi gravado em um discurso durante audiência pública de sua autoria. Hermano elogiou o depoimento da professora e também fez um apelo para o fim da greve na educação estadual.
O parlamentar afirmou, na sessão plenária, que propôs a audiência para avaliar a educação pública do RN, que “infelizmente vai mal”.
“Na audiência a professora pôde se pronunciar e fez um depoimento sincero, verdadeiro. Depoimento de quem conhece diariamente as dificuldades da rede pública de ensino. Ela pediu a palavra e se pronunciou de forma brilhante”, afirmou.
Hermano disse que a repercussão do vídeo foi uma ótima surpresa por ter atingido milhares de acessos nas redes sociais. “Se aquela audiência já tinha brilho pelo seu papel de tentar encontrar soluções para o atual cenário da educação, imagine agora”, enfatizou.
Ele finalizou fazendo um apelo ao governo do Estado, para que retome a negociação com os grevistas, para pôr fim ao movimento o mais rápido possível.
Os colegas Gustavo Carvalho (PSB) e Fernando Mineiro (PT) apartearam o deputado e parabenizaram a iniciativa da audiência sobre a educação.
CENTRAIS DO CIDADADÃO PARAM EM TODO O ESTADO
Central do Cidadão de Nova Cruz
É o que prometem os servidores que prestam serviço nas Centrais do Cidadão em todo o Rio Grande do Norte para esta terça feira. Ele prometem parar suas atividades a partir deste dia. Eles param em virtude da suspensão do pagamento das gratificações pelos serviços prestados nas Centrais que variam de 600 Reais para nível superior e 450 Reais para nível médio para pouco mais de 800 servidores em 22 Cetrais.
Não é só falta de pagamento, que foi determinada pela governadora, que afeta as Cetrais. Falta de material de expediente em alguns setores em várias centrais do estado tem sido constatada prejudicando o atendimento ao público.
(Matéria Claudio Lima)