domingo, 31 de agosto de 2025

VISITA PASTORAL: Programação preparativa começa hoje, 31.

A programação da Visita Pastoral a ser realizada pelo Arcebispo de Natal, D. João Santos Cardoso se inicia hoje, 31, com a celebração da missa de abertura na Igreja Matriz, a partir das 19h, presidida pelo Monsenhor José Sílvio de Brito,

Este blog estará realizando a cobertura de todo o evento que traz o tema, "Consciência e valor da Diocesaneidade", que terá continuidade amanhã, 1 de agosto, com Encontros de representantes da administração da Arquidiocese com os da paróquia, principalmente os da Secretaria, Conselho e serviços Litúrgicos da paróquia de Nova Cruz.
Fonte: Pascom.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

D. João Cardoso: Arcebispo realiza visita pastoral em Nova Cruz de 31/08 a 06/09.

O arcebispo de Natal, D. João Santos Cardoso realiza a Visita Pastoral em Nova Cruz no período de 31 de agosto a 06 de setembro, com o objetivo de conhecer de perto todo o funcionamento das pastorais, movimentos, serviços e a administração da paróquia, assim como seus fiéis, em uma vasta programação coordenada pela Arquidiocese em parceria com a paróquia da Imaculada Conceição. E toda a programação você poderá acompanhar nas redes sociais da paróquia e na TV WEB IMACULADA além deste blog.

 

Secretario Municipal de Nova Cruz utiliza energia de escola para obra particular - denuncia vereador Gilliard.

O vereador Gilliard Faustino (PP) do bloco da oposição de Nova Cruz, ofereceu denúncia ao Ministério Público, Federal e Estadual, contra Flávio de Beiroi, ex-prefeito e atual secretário municipal de Relações Institucionais e Articulações politicas, por este utilizar energia retirada da escola municipal CEMEIF "Prof. Maria do Carmo Bezerra - Zona urbana de Nova Cruz,  para uma obra particular de sua propriedade, solicitando do MP a abertura de processo investigativo de improbidade administrativa, diante de fatos que, "em tese, podem configurar em atos de improbidade administrativa, crime de peculato e prejuízos a recursos federais", pois o CEMEIF é mantido com recursos também federais.
O FATO

Segundo o vereador, no dia 15 de agosto - sexta-feira, ele teria recebido denuncias da população de que estaria havendo uma possível utilização indevida da energia do CEMEIF em uma obra próxima à escola e que ao verificar in loco, o edil constatou a veracidade do fato. Ao indagar os trabalhadores teria sido informado de que o prédio (garagem) em que a obra estava sendo executada, era de propriedade do ex-prefeito e atual secretário municipal, Flávio de Beiroi. A utilização foi encerrada sob pedido do vereador, mas ele não soube mensurar o tempo nem a quantidade de energia que foram utilizados no ilícito.

O vereador pediu ao MP que sejam realizadas investigações que possam comprovar as irregularidades, mensurar a quantidade de energia retirada do prédio público, entre outras ações.
 

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

MPE acata denuncia da oposição que pede cassação de prefeito e vice de Nova Cruz por abuso de poder econômico.

 
O titular do Ministério Público Eleitoral - MPE da 12ª Zona Eleitoral, comarca de Nova Cruz/RN Dr. José Roberto Torres da Silva Batista, apresentou à Justiça Eleitoral, nesta semana, Relatório do Processo de Investigação Judicial Eleitoral n. 0600526-75.2024.6.20.0012, em que confirmou a denúncia feita pela oposição local de uso de poder econômico e da máquina administrativa por parte da gestão municipal e que favoreceram o atual prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2024 e que pede a cassação dos mandatos dos referidos.

Segundo o Relatório do MPE, "no presente caso, a prova dos autos é robusta e convergente, demonstrando a ocorrência dos ilícitos. A análise fática revela um cenário que transcende a mera gestão administrativa para ingressar no campo do ilícito eleitoral" - afirma o relatório.

Cita o relatório a utilização de um instituto como via para praticar as ilicitudes que ajudaram aos candidatos citados nas eleições: "tem-se inicialmente o uso do Instituto Social de Saúde e Educação do Rio Grande do Norte (ISSERN) como subterfúgio para contratação direta de servidores municipais com nítido viés eleitoral".

Citando o termo de contrato assinado pelo então prefeito Flávio de Beiroi, o promotor através de sua investigação cita que os pseudos "serviços" e os contratos gerados, não abrangeram somente a saúde como deveria ser, mas se estenderam para vários ramos da gestão e que houve aumentos nas contratações em pleno ano eleitoral, confirmando o uso do poder economico para favorecer seus candidatos: 
"De todo modo, as provas revelam a terceirização tanto de atividade-meio quanto de atividade-fim em setores diversos da administração, configurando um artifício para realizar contratações massivas sem concurso público em pleno ano eleitoral, com finalidade eleitoreira. Fica evidente que a gestão municipal não apenas influenciava, mas determinava as contratações, utilizando a organização social como um escudo para praticar atos vedados e cooptar, com o uso de recursos públicos, o apoio de centenas de eleitores, inclusive porque a representante do ISSERN confirmou que era o pessoal da Prefeitura que passava as demandas, as necessidades, ou seja, o desvirtuamento do Termo de Cooperação originário partiu do próprio município. É irrelevante para a configuração do abuso de poder político perquirir a legalidade formal do contrato de gestão firmado com o ISSERN" afirmou o promotor.

No consistente, contundente e longo relatório de 13 páginas, o promotor eleitoral, Dr Roberto ainda cita outros fatos como dados e documentos obtidos pela promotoria junto ao Tribunal de Contas do Estado - TCE, depoimentos, provas documentais, contradições dos envolvidos, que junto aos já mencionados, o levaram a pedir à titularidade da Justiça Eleitoral, a Cassação dos mandatos do atual prefeito Joquinha e do seu vice, Dr Iraldo por terem sido favorecidos pela utilização do poder econômico e administrativo nas eleições de 2024, conforme a Lei:

"Há provas contundentes consistentes nas folhas de pagamento e planilhas financeiras elaboradas pelo instituto contratado, dados do TCE e depoimentos que estabelecem um nexo causal claro entre a ação da prefeitura (aumento desenfreado de contratações em 2024) sob o comando do então gestor FLÁVIO CÉSAR NOGUEIRA, tio do candidato eleito JOÃO NOGUEIRA NETO, e o benefício eleitoral auferido pelos investigados, sendo a gravidade manifesta. Pelo exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela procedência da presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, com a consequente aplicação das sanções previstas no inciso XIV do art. 22 da Lei Complementar nº 64/1990" - Concluiu o relatório. 

Assim diz o Inciso XIV do art. 22 da Lei Complementar n. 64-1990:

XIV – julgada procedente a representação, ainda que após a proclamação dos eleitos, o Tribunal declarará a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribuído para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar; (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010)

PROXIMO PASSO
Agora o Relatório será avaliado pela Justiça Eleitoral dentro do prazo previsto em Lei que procederá seu julgamento.

Confira o Relatório do MPE na íntegra













Fonte MPE.

sábado, 16 de agosto de 2025

LÍDER DA OPOSIÇÃO: Deputado estadual Luiz Eduardo foi entrevistado no MESA REDONDA.

O deputado estadual Luiz Eduardo (SOLIDARIEDADE) foi entrevistado no programa MESA REDONDA da Agreste FM, pelos apresentadores Claudio Lima e Germano Targino, na manhã desta sexta feira, 15 de agosto, oportunidade em que relatou as ações de seu mandato na Assembleia Legislativa do RN.
O deputado falou sobre a sua luta como líder da oposição ao atual governo do estado do RN que em sua ótica, a sua titular vem "afundando o estado", relatando diversas situações irregulares que vem denunciando na tribuna da AL.
Luiz Eduardo também enfatizou as suas ações parlamentares em favor de Nova Cruz e região, especialmente a Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa na capital do Agreste,  em novembro de 2023, para escutar a população e debater a constante falta de água na cidade que chegou aos impressionantes 50 dias sem o precioso líquido, denunciais feitas perante o presidente da CAERN estadual presente no encontro e que resultou nas intervenções de melhoria para o abastecimento posteriormente.
Outro assunto abordado no programa foram as reiteradas cobranças do deputado Luiz Eduardo para a realização das obras de recuperação das RNs que interligam o Agreste, em especial a RN 269 que interliga Nova Cruz a Canguaretama.
Acompanhado de lideranças da oposição local como, o empresário Geraldo Junior, Sidney Soares, Sidnei Macedo, Nenka, Sargento Ednor, Tiago Diogo, SubTenente Carlinhos, entre outros, o deputado após o programa almoçou no restaurante Sabor do Nordeste, no bairro Frei Damião, a convite do empresário Zezinho do Restaurante.

No mesmo dia, o deputado Luiz Eduardo ainda se deslocou até Lagoa Danta onde aproveitou para encontrar com lideranças locais que ao apoiam politicamente.

sábado, 9 de agosto de 2025

TV IMACULADA: Confira a entrevista de Pe. Denison Ricardo - Estudos em Roma, morte do Papa Francisco e nomeação do Papa Leão.

 
A TV Imaculada, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, exibiu na sexta-feira, 08 de Agosto, uma entrevista com o Padre Dênison Ricardo, que já exerceu como Vigário paroquial de Nova Cruz, oportunidade em que ele falou sobre sua estadia em Roma para estudos e seu testemunho ocular e presencial dos fatos históricos que foram vivenciados pela igreja católica, com a morte do Papa Francisco e a eleição e posse do Papa Leão XIV.
E você poderá assistir na íntegra esta entrevista conduzida pela Pascom, através deste jornalista, Claudio Lima e do coordenador da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, e que foi gravada no Centro Dom Matias em Nova Cruz. Confira, dê seu like e compartilhe com seus amigos. Acesse:

sábado, 2 de agosto de 2025

SINODO: Nova Cruz inicia assembleias sobre o Sínodo da Arquidiocese de Natal.

 

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN iniciou os encontros com ênfase na apresentação dos documentos do Sínodo Arquidiocesano 2025/2026, com evento realizado na manhã do domingo, 27 de julho, no Centro Dom Matias, no bairro de Santa Maria Goretti, com presenças de Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística, Coroinhas e membros das pastorais da Acolhida e Liturgia e de Ministérios de música.

Na oportunidade, Pe. Robson Paulo, vigário paroquial de Nova Cruz, informou sobre as diretrizes dadas pelo Arcebispo de Natal, D. João Santos Cardoso sobre a instituição do Sínodo em todas as paróquias a ela vinculadas, cujo objetivo principal é conhecer a atualidade da Igreja Católica no estado, através de assembleias, encontros e pesquisas de opinião entre os fiéis, no período de maio de 2025 até setembro de 2026, quando os resultados serão apresentados em um vasto documento-relatório pelo próprio Arcebispo.

Monsenhor Aerton Sales, pároco de Nova Cruz informou ainda que outras quatro assembleias, envolvendo outras pastorais, movimentos e serviços serão realizadas no decorrer deste ano com os mesmos objetivos.


Próximos Encontros sinodais em Nova Cruz:

Principais momentos do calendário do Sinodo:

. Junho a Agosto/2025 - Consulta ao Povo de Deus 

. Setembro a Outubro/2025 - Síntese dos Vicariatos 

. Novembro de 2025 a Março de 2026 - Preparação do Instrumentum Laboris 

. Abril a Maio/2026 - Análise do Instrumentum Laboris 

. Junho a Setembro/2026 - Assembleias Sinodais

Conheça tudo sobre o Sínodo Arquidiocesano de Natal, que traz como tema: "Arquidiocese de Natal: O que dizes de ti mesma?" acessando o site do Sínodo. Clique aqui.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

SEXTOUUUUU. Hoje tem MESA REDONDA.

 
Sextou, hoje 01 de agosto, programa MESA REDONDA com Germano Targino, Claudio Lima e amigos. Na Agreste FM, às 11:30h. Não percam.....

J. SOARES PROFESSOR E LOCUTOR: Falece aos 68 anos. Luto na comunicação de Nova Cruz.


Com profunda tristeza que comunico o falecimento do professor da rede estadual de Educação e radialista, Josué Soares (J. SOARES), 68 anos, ocorrido na manhã desta quinta feira, 31 de julho em Natal. Segundo familiares em decorrência de complicações devido à uma infecção e o diabetes. O seu corpo será velado durante todo o dia desta sexta feira, 1, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, bairro Frei Damião em Nova Cruz e às 17h será levado em cortejo até o Cemitério Público para sepultamento. Josué ou J. Soares deixa dois filhos, Arthur e Felipe e um legado de seriedade, amizade e compromisso com o que se dedicava a fazer.


Josué Soares foi radialista, atuando na Rádio Curimataú AM de Nova Cruz entre as décadas de 80 e 90. Era professor da rede estadual de educação lotado na Escola Estadual Djalma Marinho. 
Lembro-me que comecei minha carreira de radialista em 1989 e pude estar ao lado de J. Soares por inúmeras oportunidades, seja nas transmissões esportivas em que ele atuou como repórter de campo ou nos programas esportivos em que ele apresentava. 

"HORA DE DECIDIR" 

Foi um programa político e jornalístico apresentado por mim e por J. Soares no ano de 1992, às 18h na Curimatau AM, durante a campanha eleitoral daquele ano, em favor das candidaturas de Cid Arruda Câmara (prefeito) e Bebeto Meireles (in memorian -vice). Ele também exerceu a função de agente da AABB COMUNIDADE nas gestões de Cid Arruda Câmara

PAROQUIA DE NOVA CRUZ

Professor Josué Soares era presença constante e marcante nas Leituras litúrgicas das missas dominicais em Nova Cruz com sua potente e bela voz. Foi membro do ECC e da Pascom da nossa paróquia.


Recursos do FUNDEF devidos aos professores deve ter primeira parcela em 2025.



x

 

NOVA PAC EDUCAÇÃO - Municípios terão que ficar atentos a prazos de adesão.