segunda-feira, 5 de março de 2012

COMO COMBATER A OBESIDADE?


POR: CARLILE MANOEL G. DA SILVA

(novacruzense) Professor de Educação Física

Faculdades MAGSUL - Ponta Porã.

Obesidade é o excesso de massa corporal gorda, tendo várias razões para seu desenvolvimento, sendo 95%(noventa e cinco por cento) por causas externas e 5%(cinco por cento) causas hormonais; citando os fatores externos como: sedentarismo, fatores de cunho psicológicos, tabaco e maus hábitos alimentares, ou seja, fatores decorrentes de alguma negligência ou imprudência por parte do indivíduo. A população Brasileira apresenta-se nesse cenário mensurado com 60%(sessenta por cento) acima do peso e 30% (trinta por cento) dessa obesa.

A prática de exercício físico associada a uma dieta hipocalórica é a melhor maneira de reduzir o excesso de peso corporal. Mas como podemos achar essas medidas exatas para essa real redução? Recomenda-se para essa redução uma diminuição de 75% (setenta e cinco por cento)em dieta alimentar e 25%(vinte e cinco por cento) com prática de exercício físico; otimizando esses números, logo sabendo que para perder 1(um) quilograma de peso temos que ter uma subtração de 7700(sete mil e setecentos) calorias e como o recomendável é perder no máximo 01(um) quilograma por semana então temos que reduzir diariamente 1100(mil e cem) calorias, sendo 300(trezentas) por exercício físico e 800(oitocentas) por dieta, somando-se assim, o aconselhável é redução mensal de ao máximo 04(quatro) quilogramas.

Na discussão de qual melhor exercício para perda de gordura corporal, estudos atuais comprovam que durante a prática de exercícios aeróbicos numa intensidade de até 75% (setenta e cinco por cento) da Frequência cardíaca máxima (FC Max), há uma demanda de aproximadamente 80% (oitenta por cento) de uso da gordura como fonte energética, amparando-se com outras variáveis mensuráveis como o nível de lactato sanguíneo a 4Mm(quatro) milimoles e 80% (oitenta por cento) do Vo2 máximo, afirmamos que durante a execução das atividades os exercícios aeróbicos consomem mais gorduras; porém quando da execução de exercícios de intensidades alta “anaeróbicos” acima desses limiares supracitados, temos como principal fonte energética o carboidrato, armazenado em forma de giclogênio “armazenamento de energia realizado nos músculos e no fígado”; onde na execução haverá uma maior consumação desses, e como as nossas reservas nunca deixaram de serem abastecidas o nosso corpo realizará após essas atividades a reposição, sendo assim o uso de gordura durante o repouso será maior do que uma atividade de execução aeróbica na execução dessa. Lembrando que exercícios aeróbicos são que há uma maior quantidade de uso de oxigênio como fonte energética durante a sua execução como: corrida de intensidade leve a moderada, ciclismo de intensidade leve a moderada, natação e outros. Os anaeróbicos são os que durante a execução utilizam em maior quantidade o carboidrato como fonte energética durante a sua execução: corridas rápidas, musculação em forças explosivas, máximas e dinâmicas e todas aquelas atividades de intensidade muito altas.

Nessa discussão o consenso é que a prática de exercícios regulares associados a bons hábitos alimentares contribuirá para vivermos bem e melhores; e a melhor dieta e o melhor exercício para essas práticas são prescritos por bons profissionais seja eles exercícios aeróbicos e ou anaeróbicos ”dependendo de sua condição física” e nos alimentarmos bem. Então não há o que esperar, comece logo a provar dessa receita e comece a desenvolver uma verdadeira qualidade de vida e bem estar físico, social, mental e espiritual e isso você consegue através de uma boa prática de exercício físico.