terça-feira, 20 de março de 2012

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) Revela perfil de eficiência em gestão pública dos municípios: Nova Cruz fica entre os últimos.


Em mais um índice de avaliação importante Nova Cruz repete o feito e fica entre os últimos do RN.
Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Em relação ao Rio Grande do Norte, Nova Cruz está aparecendo com índices preocupantes. Na saúde por exemplo, apareceu em 104º lugar dentre os 167 municípios do estado na sua evolução de atendimentos à população. Agora em outro índice, no IFGF que revela o perfil de eficiência pública – arrecadação, rigidez orçamentária, gastos com ações, capacidade de investimentos, etc – em todo o país. Dos 167 municípios do RN, Nova Cruz ficou em 136º lugar, novamente entre os últimos e entre os 5.566 de todo o país Nova Cruz aparece em 4.993º lugar, também entre os últimos do Brasil.

São indicadores que comprovam inequivocamente, que Nova Cruz tem uma administração e um gestor que promoveram um acentuado declínio em seu desenvolvimento que resultam numa qualidade de vida cada vez pior no Município de Nova Cruz em todos os aspectos, comprovados através das inúmeras reclamações de insatisfações da população ouvidos e sentidos nos quatro cantos do município.

Matéria Claudio Lima/ Fonte FIRJAN.