domingo, 19 de junho de 2016

RIOS PEQUIRI E CURIMATAU PEDEM SOCORRO !...

Fórum Social de Políticas Pública alerta sobre Rios, Pequiri e Curimatau estão em S.O.S.





O Fórum Social de Políticas Públicas de Nova Cruz, formado por representantes da sociedade civil organizada e das igrejas entre elas a Católica, cujo objetivo de atuação é discutir e buscar mobilizar a população sobre as problemáticas do município e da região se reuniu na manhã da última sexta feira, 17 e Junho, no salão do Encontro de Casais com Cristo – ECC de Nova Cruz, para mais uma vez debater as questões preocupantes que acercam dois importantes mananciais hídricos da nossa Região: A bacia do Curimataú e o Rio Pequerí. O assunto foi suscitado pelos técnicos da CAERN, por membros de defesa do Rio Pequiri, entre outros.

O Rio Curimataú, o principal da Bacia do Curimataú (rio interestadual, PB/RN), está sendo constantemente agredido pelas populações dos municípios pelo qual atravessa, com desmatamentos, usurpação dos seus espaços com demarcações com cercas e arames farpados e o mais agressivo, a retirada indiscriminada da areia de seu leito para construções, muitas vezes sem a licença devida. Segundo técnicos presentes ao fórum, estas ações principalmente a retirada da areia está expondo cada vez mais o solo argiloso do rio, abaixo da camada de areia, que serve de proteção ao lençol freático, permitindo a evaporação mais rápida da pouca água existente no próprio rio e apontando para um colapso do mesmo.

Já o Rio Pequiri, cujas águas abastecem as cidades de Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz (uma população superior a 60 mil habitantes), também bem sendo agredido constantemente pelo desmatamento de suas margens ciliares e desvios do curso das águas para abastecimento e irrigação, muitas vezes clandestinas, das usinas e empreendimentos particulares nesta região.
Depois do amplo debate no fórum foi formada uma Comissão Permanente de Mobilização para a solução dos dois problemas, que fará diversas audiências públicas, encontros e movimentações na região em favor destes rios.

São eles:
-Contribuir com a realização do Projeto da nova Adutora (abastecendo diretamente Nova Cruz);
-Lutar pelo Aterro Sanitário para a Região do Agreste Potiguar (Projeto do Aterro de Santo Antônio;
-Proteção e Preservação do Rio Piquiri;
-Consórcio para construção de um Matadouro Público;
-Ouvidoria Municipal e Proteção e Preservação do Rio Curimataú. 
Também foi definida uma reunião pública na Câmara Municipal de Nova Cruz, no dia 05 de Julho, pela manhã, em que serão convidados os vereadores, autoridades em geral e representantes da sociedade civil com as presenças de técnicos da CAERN, com o apoio do Serviço de Assistência Rural – SAR da Arquidiocese de Natal.

"Todos os presentes foram unânimes no fortalecimento e engajamento na luta pela preservação do Rio Curimataú e a Adutora, pois caso contrário muito em breve Nova Cruz e região sofrerá um colapso com a falta d'agua." - Concluiu Eduardo Vasconcelos, um dos presentes ao encontro.


Para o representante do Fórum Social, Tenente PM, Carlinhos – de Nova Cruz serão feitas gestões e encaminhamentos às autoridades dos municípios envolvidos, ao Governo do Estado e às bancadas legislativas, municipais, estadual e federal, para unirem-se em favor destas causas inteiramente urgentes.