terça-feira, 10 de março de 2015

Sociedade discute Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo


Representantes de entidades sociais, técnicos das Secretarias de Assistência Social, de educação e de Saúde, além de autoridades, se reuniram em audiência pública na tarde desta terça feira, 10 de Março na Câmara Municipal para discutir o esbolso do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo para crianças e adolescentes e colhimento de novas sugestões para a sua finalização por parte da Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistencia Social – CREAS de Nova Cruz.

audiencia plano menor 4

A solenidade contou em sua Mesa diretora com as participações, do Prefeito Cid Arruda Cãmara, dos vereadores João Pedro da Costa – João da Praça e Aluísio Sena, da Secretária da pasta, Márcia Valéria, da representante do Conselho Tutelar, Zenaide Toge, do Advogado do CREAS e membro da equipe que elaborou o esbolso do Plano, Dr. Daniel Dutra, da técnica da Assistencia Social, Iris Macedo, do Articulador do selo Unicef, Eduardo Vasconcelos e do Major Genilton Tavares comandante do 8 Batalhão.

audiencia plano menor

A Secretária Marcia Valéria explicou que o Plano municipal é uma exigência do Governo Federal para com os municípios e deve ter como base, as diretrizes da Lei 12.594 de 18 de Janeiro de 2012 que instituiu o SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO – SINASE e o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo em vigor desde o segundo semestre de 2014.

Segundo ela, o Sistema Nacional, e os Planos – Estadual e municipal, na verdade formam uma rede de articulação entre os entes federados – nacional, estadual e municipal, sobre o atendimento ao adolescente autor de atos infracionais, em que se tenha estratégias de ressocialização destes jovens e acompanhamento social das famílias envolvidas.

audiencia plano menor 2

O Prefeito Cid Arruda lembrou que a institucionalização dos sistemas nacionais, em várias áreas da administração, leva os municípios e estados a elaborarem seus planos locais. Ele citou que Nova Cruz, por exemplo, está elaborando os Planos municipais de: Erradicação do Trabalho Infantil; da mobilidade urbana; do Saneamento; da Educação; além de outros que ainda serão iniciados como: De recursos hídricos e de drenagem entre outros.

Após a apresentação do esbolso, os técnicos da equipe que elaboraram o Plano, colheram propostas dos presentes por meio de um debate.

audiencia plano menor 3

Segundo Dr. Daniel Dutra, a minuta do Plano será concluída e remetida à aprovação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA e depois para a Câmara Municipal onde ainda será avaliada pelos vereadores que também poderão realizar acréscimos. Após a aprovação na casa legislativa o Plano segue para a sanção do Prefeito Cid Arruda.

audiencia plano menor 1