domingo, 15 de março de 2015

Governador recebe movimento de agricultores familiares na Rampa da Governadoria



 

Quando o movimento de agricultores familiares do Estado, representado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf) chegou em passeata em frente à Governadoria na manhã de hoje, 11, os manifestantes esperavam que o Governador Robinson Faria recebesse uma comissão para que lhe entregassem a pauta de reivindicações. Mas eles não esperavam que o próprio Governador descesse a rampa do prédio e os recebesse pessoalmente. Saudando todos os manifestantes, Robinson Faria deixou seu recado: “Sejam bem-vindos, aqui é a casa de vocês. Vamos trabalhar, eu e minha equipe, para atender o máximo possível todas as reivindicações desse documento que está em minhas mãos. Uma audiência só se torna legítima quando todos participam”, disse ele referindo-se ao fato de ter feito questão de receber o documento em frente ao prédio. O locutor do movimento, que puxava os manifestantes, ressaltou a atitude do governador com a seguinte revelação: “É a primeira vez em que nós somos recebidos na Governadoria sem a polícia. E nunca um Governador desceu para nos receber pessoalmente”.

Dentre os vários pontos de reivindicação, consta a conclusão da obra da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que está paralisada há vários governos anteriores; um outro, ponto diz respeito à instalação e recuperação de 500 poços artesianos já perfurados nos municípios de base da Fetraf, nas regiões do Potengi, Alto e Médio Oeste, Canavieira, Trairi, Seridó e Mato Grande; a ampliação do Sistema de Adutoras em Bento Fernandes com uma extensão de 55 quilômetros e em São Miguel do Gostoso com 40 quilômetros, que vão passar por vários assentamentos e comunidades rurais é um outro ponto de reivindicação do movimento. A Fetraf também sugeriu ao Governo do Estado que seja criada uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para que aglutinasse todos os interesses da agricultura familiar num órgão só. “Vendo toda a pauta, percebo que não há nada impossível de ser cumprido. Acredito que de dois a três meses vamos entregar a Central de Comercialização. Essa reunião é para a gente organizar o início das negociações com o movimento. Todas as Secretarias presentes aqui terão o compromisso de se sentar e discutir com a Fetraf ponto por ponto das pautas”, garantiu Robinson Faria.

Sentaram na sala de reuniões do Gabinete do Governador, o coordenador-geral da Fetraf, João Cabral e representantes da Federação de cidades como Messias Targino, Jaçanã, Campo Grande, Bom Jesus, Janduís, Canguaretama e Santo Antônio do Salto da Onça. A equipe do Governador estava composta pelo secretário Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) Raimundo Costa; César Oliveira, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Haroldo Abuana, secretário Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE); Iêda Cortez, adjunta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); o diretor geral da Emparn, Alexandre Wanderley e o líder do Governo da Assembleia, o deputado Fernando Mineiro que sugeriu a criação de uma agenda permanente entre o movimento de agricultores familiares, as Secretarias do Governo e o Programa RN Sustentável, que também tinha um representante na reunião, Breno Roos, coordenador de Planejamento do RN Sustentável.


Foto: Demis Roussos