segunda-feira, 8 de junho de 2015

Mobilização contra o TRABALHO INFANTIL começa hoje em Nova Cruz.


A Mobilização Municipal do Dia de Combate ao Trabalho Infantil vai ser encerrada no dia 16 com o desenvolvimento do Fórum Municipal “Com Trabalho Infantil a Criança Desaparece”.

CARTAZ

A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social iniciou as articulações voltadas para realização da Mobilização Municipal do Dia de Combate ao Trabalho Infantil, que é comemorado mundialmente no próximo dia 12. A programação fortalece o projeto criado pela Assistência Social denominado “Com Trabalho Infantil a Infância Desaparece” e vai contar com diversas ações envolvendo escolas, comércios e sociedade em geral, além da realização de um fórum, que vai debater o assunto junto aos técnicos e a sociedade civil organizada envolvida com o tema.

A primeira movimentação pública do projeto acontece HOJE, segunda-feira (08), na feira livre do município. No local, será realizado um trabalho de conscientização com distribuição de folders educativos sobre a campanha, entrega de bonés aos feirantes promovendo o assunto, como também abordagens a pessoas que estiverem utilizando o trabalho infantil na feira. O movimento vai ser fortalecido com a utilização de carros de som e a apresentação de um teatro de rua encenado pelas crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semear. Também serão fixados nos estabelecimentos comerciais da cidade cartazes alertando para o combate ao trabalho infantil no município.

A programação prevê também de amanhã, terça feira até a sexta feira, (09 a 12/06) que a mobilização seja direcionada para as escolas, onde vão acontecer reuniões com as famílias que foram identificadas situações de trabalho infantil. Nesses casos serão informadas as condicionalidades para a inserção do Programa Bolsa Família. Serão realizados encontros em nove escolas da rede municipal e estadual de Nova Cruz.
A Mobilização Municipal do Dia de Combate ao Trabalho Infantil vai ser encerrada no dia 16 com o desenvolvimento do Fórum Municipal “Com Trabalho Infantil a Criança Desaparece”, que vai acontecer das 8h às 12h, no auditório da Câmara Municipal de Nova Cruz.

O Fórum vai discutir o tema: O Trabalho em Rede na Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Infantil. As palestras do encontro serão ministradas pela secretária de Assistência Social de Nova Cruz, Márcia Valéria de Morais, e pela coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Marinalva Dantas. O Fórum será encerrado após os ciclos de debate e de perguntas e respostas dos participantes.

12 de junho

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Em 2015, a campanha tem como tema “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade” e como símbolo, o cata-vento. O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.