quinta-feira, 4 de junho de 2015

Conferência debate direitos da pessoa idosa em Nova Cruz

Também foi realizada a eleição dos delegados que vão participar da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em Natal, em agosto deste ano.

conferência da pessoa idosa

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso foi realizada nessa quinta-feira (21) em Nova Cruz. O evento, planejado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e apoiado pela Prefeitura, teve como tema o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. A conferência contou com a participação do prefeito Cid Arruda e com a presença das secretárias de Assistência Social, Márcia Valéria de Morais, e de Educação, Valéria Arruda Câmara.
Os trabalhos na conferência foram abertos com a apresentação de uma palestra conduzida pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Gustavo André de Brito. O palestrante ressaltou a importância do respeito ao idoso, pontuou os direitos e o fortalecimento do movimento por um país de inclusão do cidadão em todas as idades.

conferência nova cruz (2)

Os trabalhos na conferência foram abertos com a apresentação de uma palestra.Após a palestra, os cerca de 100 conferencistas participaram dos grupos temáticos de trabalho em quatro eixos, que abordaram a Gestão de Programas, Projetos, Ações e Serviços; Financiamento dos Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público; Participação Política e de Controle Social; e o Sistema de Garantia de Direitos Humanos.

Os conferencistas representantes dos diversos programas sociais geridos pela Prefeitura e da sociedade civil organizada apresentaram os trabalhos produzidos na plenária final e foi realizada a eleição dos delegados que vão participar da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em Natal, em agosto deste ano.

conferência nova cruz (3)delegados eleitos

Os eleitos representando a Prefeitura foram, como titular, a secretária de Administração, Nízia Barbosa, e suplente o servidor Flávio Araújo. Já os eleitos pelo sistema não governamental foram como titular, Maria Eunice, 2° titular, pastor José de Souza Vieira, e 3º titular, Sebastião Pereira.