quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nova Cruz abre sua Conferência Municipal de Saúde.


 

Programado para durar dois dias, a 6a Conferência Municipal de Saúde começou nesta quinta, 25, em Nova Cruz, em que reuniu 150 pessoas, entre usuários, profissionais e gestores da saúde no município.

O evento acontece na quadra esportiva "Maria Alice Soares", na Escola Municipal Nestor Marinho até esta sexta feira. Na abertura ocorrida na tarde desta quinta feira, o Prefeito Cid Arruda e a Secretária de Saúde, Rita de Cássia Mecedo, relataram a importância dos debates acerca do tema nacional da Conferência Nacional deste ano: "SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS: DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

Ainda compuseram a Mesa de Honra da abertura da Conferência, o Vereador João Pedro da Costa, o Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco Inácio, o Controlador do Município, Jânio Borges (Belo), a Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Jésua Betania Missias de Araújo, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde -CMS, Dr. Clóvis Patrício de Macedo, entre outros.

Na sequência dos trabalhos desta tarde, a Psicóloga Arielma Marques de Souza, coordenadora da Conferência realizou a leitura do Regimento da Conferência que foi aprovada por todos presentes.

Antes das palestras de abertura, os adíctos do CAPS - AD III apresentaram em forma de Coral, duas músicas, o que emocionou a todos os presentes.

Encerrando o primeiro dia da Conferência, aconteceram dois painéis de apresentações:
O primeiro painel foi apresentado pelo Odontólogo Francisco Leonardo e que abordou a avaliação da 5a Conferência Municipal de Saúde que foi realizada em 2011.
Já o segundo painel, que abordou o Mapa geral da Saúde Pública de Nova Cruz, com vista ao que foi aprovado na 5a Conferência/2011, foi conduzido pela Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Jésua Betania.

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA:



A Conferência Municipal de Saúde prossegue nesta sexta feira, 26, durante todo o dia, onde os participantes terão oportunidade de, no primeiro momento ( pela manhã, a partir das 8 horas) ouvirem a palestra sobre o tema da Conferencia Nacional deste ano, proferida pelo Dr. João Bosco Filho, enfermeiro, Dr. em Educação pela UFRN e Mestre em Enfermagem de Saúde Pública pela UFPB. Em seguida, haverá uma mesa de debates coordenado pela Psicóloga Arielma Marques, cujos debatedores serão: Rita de Cássia, Secretária de Saúde de NOva Cruz, Dr. Clóvis Patrício, Presidente do Conselho de Saúde e Jésua Betania.

Também serão formados os grupos de trabalhos que, diante dos eixos temáticos previstos, elaborarão as propostas do município para a Conferência Estadual de Saúde.

Já a tarde, no segundo momento do dia,os grupos voltarão a se reunir em plenária final onde aprovarão as propostas e escolherão os delegados para a 8a Conferência Estadual de Saúde.

Na oportunidade haverá as apresentações culturais, da equipe do NASF e do Grupo de danca KINGS DANCE, ambos de Nova Cruz.