quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DIA 05 – DIA MUNDIAL DO PROFESSOR!!!


Quarta, 5 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial do Professor.

Este ano o tema é: "Professores pela Igualdade de Gênero". Para celebrar a data, a UNESCO debate hoje, em Paris, o papel essencial dos professores em oferecer educação de qualidade em todos os níveis.

O tema deste ano pretende discutir a igualdade entre os professores do sexo masculino e feminino, as demandas de acesso para as garotas a uma educação de qualidade e destacar a contribuição dos professores e da educação na superação dos estereótipos de gênero. O evento terá a participação da Internacional da Educação (IE). Juçara Vieira, vice-presidente da IE e ex-presidente da CNTE, estará presente no debate.

Injustiças de gênero

Apesar do progresso nos últimos 25 anos para alcançar a igualdade de gênero, há um longo caminho a percorrer. Por exemplo, em paridade de gênero na educação primária ainda existem significativas lacunas. A proporção de meninas para meninos na escolarização primária africana Subsahariana continua a ser extremamente baixa, enquanto o fracasso escolar entres os rapazes é um fenômeno cada vez mais preocupante em muitos países, incluindo Jamaica e Estados Unidos.

"Vamos nos lembrar neste Dia Mundial do Professor que os professores são uma força poderosa para enfrentar as injustiças de gênero em todo o mundo, e que a igualdade de gênero não é simplesmente uma questão de mulheres - é problema de todos", afirmou o Secretário-Geral Fred van Leeuwen.

O importante papel de educadores para alcançar a igualdade de gênero é destaque na nossa declaração conjunta com a OIT, PNUD, UNESCO e UNICEF.

(CNTE, com informações da Internacional da Educação)