quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESPORTE É SINONIMO DE SAUDE?


Quando deparamos com a palavra “ESPORTE” vem a nossa mente: vida saudável, competições, corpo “sarado” e tudo de bom e maravilhoso, conseqüência de informações adquiridas ao longo de nossas vidas divulgadas principalmente pela mídia e pela sociedade; mas não é bem assim. Esporte não significa saúde. Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACMS), saúde, na atualidade, resume-se a prevenção, cura de doenças e longevidade, já esporte, significa, competição que visa resultados; citamos como por exemplo o esportista de alto nível, o conhecido jogador de futebol profissional Ronaldo Nazário, “Ronaldinho fenômeno”, que ao longo de sua carreira esportiva sofreu com inúmeras lesões físicas e psicológicas decorrentes de um esporte.

Ao submetermos o corpo a ser um grande vetor responsável por um resultado favorável ao sucesso competitivo, temos que desenvolver ao máximo nossas capacidades físicas, tais como: força, resistência e potência, e, ao longo dessa submissão, haverá certamente danos decorrentes desse trabalho físico corporal extremo, a citar como: contraturas, estiramentos, fraturas e outras mais. Então começamos a discordar com o velho ditado “ESPORTE É SAÚDE”. Logo, é errôneo também dizer que não podemos praticar esporte, uma vez que ele ainda é uma significante ferramenta de formação do ser humano na educação básica, isso se deve ao fato dele desencadear atributos importantes a essa etapa quando desenvolvido com um bom planejamento e um ideal sócio-educativo isento de competitividade.

A atividade física planejada por um profissional de educação física capacitado, é no momento, a melhor maneira de prevenir doenças cardiovasculares, neuromusculares e psicosociais. O ideal é praticar uma atividade física em intensidade moderada, no mínimo 03(três) dias por semana, seja ela qual for. Portanto, se você ainda não é um(a) praticante, comece o mais rápido possível “após uma avaliação médica”, se você já pratica, parabéns, nunca desista, pois o sedentarismo, atualmente, ‘’e um dos principais fatores de mortes prematuras.