O tríduo em celebração a Santa Luzia em Nova Cruz tem encerramento hoje, data da morte da santa mártir, com programação extensa durante todo o dia, culminando com a tradicional procissão e missa solene, no bairro que leva seu nome.
O dia se iniciou com a caminhada penitencial desde às 5h desta manhã, e realização de batizados na Igreja de Santa Luzia às 10h. Já a tarde, a partir das 15h se inicia o terço da misericórdia que será seguida da procissão com a imagem de Santa Luzia, padroeira do bairro, e em seguida celebração da missa solene de encerramento que será presidida por padres da paróquia e auxiliada pelos diáconos locais.
SANTA LUZIA - Conheça sua história
A padroeira do bairro de Santa Luzia em Nova Cruz, também conhecida como Santa Lúcia, foi uma jovem mártir cristã de Siracusa (Itália), celebrada em
13 de dezembro, venerada como protetora dos olhos e da visão, pois seu nome
significa "aquela que traz luz" e a tradição conta que ela arrancou
os próprios olhos para negar a um pretendente pagão, sendo recompensada por
Deus com novos olhos.
Nasceu naquela cidade italiana no Século III, em pleno Império Romano e foi perseguida pois não aceitou um casamento com um jovem rico pagão, pois era cristã fervorosa e não aceitava idolatrias a outros deuses. Denunciada foi condenada a ser desonrada mas ninguém conseguia tirá-la do lugar e arrastá-la. Tocaram fogo em seu corpo, mas as chamas nada a fizeram. Por fim foi morta a golpe de espada.
Sua história envolve o compromisso com Deus, a doação de
bens aos pobres e o martírio durante a perseguição de Diocleciano, sendo um
ícone de fé e luz.

