Fundação José AugustoEdital vai selecionar 105 projetos culturais para
plataformas digitais no RN
A Fundação José Augusto - FJA lançou neste sábado
(18) o edital “Tô em casa e Tô na Rede”, que vai selecionar 105 iniciativas
culturais apenas para as plataformas digitais, por conta do combate ao novo
coronavírus. O investimento total é de R$ 199 mil.
Serão selecionados 53 projetos destinadas à Grande Natal
e 52 premiações ao interior, com valores individuais de R$ 1,9 mil. As
inscrições começam na segunda-feira (20) e vão até o dia 27 de abril.
Segundo a FJA, o edital é direcionado exclusivamente a
artistas e agentes culturais residentes no RN, que vivam profissionalmente da
atividade cultural e que não tenham fonte de renda fixa ou vínculo
empregatício. Os artistas de circo estão dispensados da comprovação de
residência fixa, "dada a natureza itinerante" da atividade, segundo a
fundação.
“O edital atende a demanda emergencial de trabalhadores e
trabalhadoras da cultura do RN que tiveram suas atividades paralisadas em
virtude da pandemia da Covid-19”, declarou o diretor geral da FJA, Crispiniano
Neto.
As iniciativas precisam ser voltadas para as redes
sociais ou plataformas digitais, como transmissões ao vivo, vídeos gravados ou
mídias de áudio destinadas para plataformas de streaming (podcasts. audiobooks,
audioaulas e entrevistas). Todos os conteúdos selecionados terão acesso
gratuito na internet.
Poderão ser inscritos ainda projetos de linguagens como
música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, repente
(incluindo-se cantoria de viola, aboio improvisado e coco embolado), além de
outras expressões da cultura popular.
Os candidatos podem sugerir shows, espetáculos, recitais,
seminários, oficinas, bate-papos, videoaulas, leituras dramáticas e outras
possibilidades.