quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tribunal de Justiça entrega novo Fórum Judiciário em Nova Cruz.

(Fotos e matéria: Claudio Lima)

















O Tribunal de Justiça do RN – TJRN entregou o seu mais novo Fórum estadual, na tarde desta terça feira, 25, em solenidade ocorrida em Nova Cruz, com as presenças do Presidente do Tribunal, Dr. Cláudio Santos e do Prefeito Cid Arruda Câmara, equipamento que teve um investimento da ordem de quase 4 milhões de Reais.
O evento contou ainda com as presenças ilustres do Dr. Valério Marinho, filho do homenageado - Dr. Djalma Aranha Marinho (in memorian), do Desembargador, Dr. Vivaldo Otávio Pinheiro – Juiz por duas décadas na comarca de Nova Cruz, do Deputado Estadual Ricardo Motta, de Juízes, Promotores, servidores da Comarca local e do Pe. Francisco Assis Inácio, pároco de Nova Cruz.
Na oportunidade, o Presidente do TJRN, enfatizou que na obra em geral foi economizado mais de um milhão de Reais, diante do orçamento inicial: “ Este é nosso estilo de tratar os recursos públicos”, afirmou o Presidente, destacando que a obra faz parte de um conjunto de obras de construção de novos Fóruns entregues ao estado.
O Prefeito Cid Arruda destacou que o município nos últimos anos recebeu vários equipamentos importantes como os novos prédios do INSS, do Fórum Eleitoral e agora o Fórum Judiciário, lembrando que em breve Nova Cruz receberá a primeira sede da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.
Emocionado, o Advogado, Dr. Valério Marinho, novacruzense e filho do homenageado lembrou de fatos da vida do grande jurista potiguar.
Em uma área de 6.568 m2 e espaço construído de 2.214 m², com projeto arquitetônico, orçamento e fiscalização a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Tribunal, a nova  estrutura da edificação contará com: um núcleo composto de uma sala de espera, uma sala para Serviço Social e uma sala para Psicologia. A OAB e a Defensoria Pública terão uma sala cada. Os jurisdicionados terão à sua disposição uma Reprografia, Protocolo, duas salas para Conciliação e uma de Ajuizamento. Atualmente, a cidade tem três unidades judiciais: uma cível, outra criminal e um juizado. O novo prédio tem capacidade para abrigar até seis unidades.
A nova Casa da Justiça Nova Cruz segue o padrão de arquitetura e estrutura adotado para os demais fóruns que o Tribunal de Justiça Potiguar vem entregando pelo interior do Estado. Em Nova Cruz, o novo equipamento terá seis módulos para funcionamento de varas compostos de: Secretaria, Sala de Audiência, Sala do Chefe de Secretaria, Sala do Assistente do Juiz e Gabinete do Juiz com recepção. Haverá uma sala específica para conciliação.
A Direção do Foro e os Oficiais de justiça também terão salas privativas. Os banheiros públicos são acessíveis aos portadores de necessidades especiais, além dos dois banheiros para funcionários, que passarão a ter uma sala para Almoxarifado e um Depósito Judicial e/ou arquivo. Os presos que forem julgados terão uma Cela para ficarem custodiados.
Fazem parte também do novo equipamento: uma Sala de Informática/CPD; uma Copa; Agência dos Correios; Estacionamento privativo para 25 automóveis, sendo duas para cadeirantes e duas para idosos, oito vagas primadas para juiz e servidores, sendo cinco cobertas.
Para a realização de sessões de julgamentos, haverá um Auditório/Salão do Júri com capacidade para 166 pessoas, além de duas salas para testemunhas e sala secreta com banheiros e salão de espera para audiências. O prédio contará ainda com uma subestação abrigada e equipada com grupo moto/ gerador e uma Guarita para controle de entrada e saída de veículos.

Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do RN