quarta-feira, 8 de julho de 2015

Assistencia Social realiza conferencia.


Conferência de Assistência Social: Novacruzenses escolhem propostas e delegados para a edição estadual.
 
A Conferência foi realizada durante todo o dia desta terça feira, 07 de Julho, no auditório “Irmã Ana Maria’ no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Cerca de duzentas pessoas, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços de assistência social debateram os eixos temáticos e o tema central da Conferência Nacional: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 – SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

CONFERENCIA 1

 Abrindo a conferência, o Prefeito Cid Arruda falou sobre a atuação da Assistência Social no município, destacando os Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vinculos, SEMEAR, MESTRES DA VIDA E FORÇA JOVEM, como exemplos de atendimentos realizados em nosso município.


CONFERENCIA CID
 
A Secretária de Assistencia Social, Márcia Valéria apresentou um relatório em que mostrou todo o desenvolvimento de atividades, projetos e programas, mantidos pela sua pasta no município.
A Mesa de Honra contou com as participações da Secretária de Educação do Município, professora Valéria Arruda, do comandante do 8º BPM, Tenente coronel Genilton Tavares, do presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Costa Moreira, além de representantes da COEGEMAS – Confederação dos Gestores de Assistência Social e do NDS – Núcleo de Desenvolvimento Social, que assessorou o evento. Também destacaram-se as presenças dos vereadores: Antonio Gomes, João Pedro da Costa (João da Praça) e Aluíso Sena.
A palestra mestre da Conferência sobe o tema nacional foi apresentado pela Sra Jussara Almeida – Assistente Social, mestre em avaliação de políticas públicas, do COEGEMAS.

CONFERENCIA PALESTRANTE

Após a palestra foi formada uma mesa de debates com a Secretária Marcia Valéria, com a palestrante Jussara e com Maria de Lourdes Medeiros do NDS.

CONFERENCIA MESA

Destaca-se ainda a apresentação cultural das crianças atendidas no Serviço de fortalecimento de vínculos SEMEAR dirigidas pelo facilitador LUCAS DIVINO, onde encenaram uma situação de “trabalho infantil” e depois, em forma de coral, cantaram uma versão de uma música internacional com a letra, enaltecendo as ações daquele projeto.

CONFERENCIA SEMEAR

Os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos onde tiveram a oportunidade de debater e referendar suas propostas sobre o SUAS. Ao final, em plenária, aprovaram as propostas locais e elegeram os delegados a serem encaminhados à X Conferência Estadual: Márcia Valéria – SMAS e Lázaro – Bolsa Família (governamentais) e Eduardo Vasconcelos e Flavio Luiz (Não Governamentais).

CONFERENCIA DEBATE 1 CONFERENCIA DEBATES 2
 CONFERENCIA GRUPOS CONFERENCIA EQUIPE

 s conferências formatarão todas as diretrizes do Sistema único de saúde – SUAS para os próximos dez anos.