(Açude Guarita está com paredes deterioradas com chuvas)
(Máquinas do DER estão no local reforçando as paredes para evitar rompimento)
Por Assecom
Elisa Elsie
A Defesa Civil do Governo do Estado apresentou na tarde desta segunda-feira, 31, o primeiro relatório das áreas afetadas e áreas de risco em seis municípios atingidos pelas fortes chuvas deste ano. No período de 19 a 26 de janeiro representantes da Comissão de Defesa Civil - CODEC, composta pela Secretaria de Justiça e Cidadania - SEJUC e Corpo de Bombeiros visitaram seis municípios que apresentam áreas de risco: Assu, Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Tangará e São Paulo do Potengi.
Tangará
Em Tangará, onde a parede do açude Guariba ameaça romper ocorreu a ampliação da erosão no último sábado. O Governo do Estado deslocou um trator do Departamento de Estradas e Rodagens - DER para atuar na recuperação da parede, a prefeitura alugou outro trator e o DNOCS disponibilizou caminhões caçamba. O Corpo de Bombeiro orienta a população a evitar tomar banho no açude ou permanecer nas proximidades. A prefeita Maria Edice Félix alertou a população e decretou estado de alerta no município.
Barragens Armando Ribeiro e Santa Cruz estão com 70% da capacidade
A avaliação feita pela Defesa Civil do Rio Grande do Norte constatou que as barragens Armando Ribeiro Gonçalves no município de Assu e Santa Cruz, em Apodi, atingiram 70% da capacidade de armazenamento, faltando 4,5 metros para atingir o primeiro sangradouro.
Assu
Em Assu foi constatado erosão na parede externa da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o que mostra a falta de manutenção, riscos de inundação e isolamento nos bairros Lagoinhas e comunidades de Linda Flor, Santo Antonio, Martins, Estevão e Ilha Forte, favela Belo Horizonte.
Potengi
No município de São Paulo do Potengi, foi constado risco de inundação nos bairros Santos Dumont, Assunção, Antonio Gomes, Juremal e Novo Juremal com a sangria da barragem Campo Grande, que está com comporta aberta para aumentar a vazão.
Prefeitos podem solicitar ajuda diretamente do Governo Federal
ORIENTAÇÕES
A CODE realizou em Boa Saúde, município vizinho a Tangará, reunião com a prefeitura e representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC - para informar sobre o risco de alagamento caso o açude Guariba tenha sua parede rompida ou venha tomar grande quantidade de água e transborde. O coordenador da Defesa Civil do estado, cel. Josenildo Acioli confirma que Tangará e Boa Saúde são os municípios com maior risco de alagamento naquela região, além de Monte Alegre e o distrito de Cacimba de Baixo.
(Fonte ASSECOM/PREF. TANGARÁ - Fotos Nominuto/Pref. Tangará/VCartigosenoticias)