segunda-feira, 29 de junho de 2020

COVID 19 EM NOVA CRUZ. BOLETINS DE 26 E 29 DE JUNHO.

Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta segunda feira, 29, o mais recente boletim com os números atualizados da situação do atingimento da Covid 19 na população de Nova Cruz. Nele, aparecem 162 casos confirmados e 11 óbitos.  O boletim anterior que foi do dia 26 de junho, apresentou 159 confirmações e 11 mortes pela doença.

O espaço de dois dias para a divulgação dos números, se deve ao fato dos dias 27 e 28 terem sido em final de semana e não há divulgação, explica a SMS.

Mas apesar de representarem uma lacuna de 48 horas entre eles e de sabermos que estamos em pleno pico da doença em todo o Brasil, os boletins mostram uma variação ínfima um do outro:

01 caso suspeito a mais
03 casos confirmados a mais
01 óbito em investigação a mais
04 pessoas em observação a mais

Segundo ainda numa comparação entre os boletins, os demais itens (casos descartados e casos recuperados) permaneceram inalterados em espaço de 4 dias.

Confira os boletins abaixo e compare:
 
Eu pergunto a você leitor e o conclamo para uma reflexão: 

Será que esses dados refletem mesmo a realidade vivida pelos novacruzenses em relação a essa pandemia? Há testes suficientes para a população que possam avalizar esses números?

Lembro que o próprio Secretário de Saúde afirmou a poucos dias a um cidadão, que os testes hoje existentes são apenas para as pessoas que se enquadram nos grupos de risco. Não existe teste pra todo mundo não" - Disse ele categoricamente a um cidadão novacruzense. 

Então será que a falta de uma maior quantidade de testes para a população não mascaram esses números?

Por que a atual gestão não implementa uma maior compra de testes já que está recebendo recursos federais para o combate a pandemia?

E afinal de contas para que serve o Centro de Referência em Síndromes Respiratórias  - o COVIDÃO alardeado pela atual gestão como a maior ação contra a Covid em Nova Cruz? Se não há testes suficientes para a população em geral?

E estes boletins, será também que não acabam revelando a falta de comando e estratégias da atual gestão no combate a esta doença? 

E o que é mais preocupante: Quais as influências e consequências para a população, caso estes números não reflitam a verdadeira realidade da ação da doença em nosso município? 

Matéria Claudio Lima. Fontes: SMS / N. Cruz