segunda-feira, 15 de junho de 2020

Morre Prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano aos 74 anos.


Ele vinha lutando com problemas decorrentes de um primeiro AVC em junho de 2019. Agora após o segundo AVC sofrido no sábado, acabou ceifando sua vida.
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu neste domingo (14) após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico sofrido no sábado (13). Ele estava internado em estado grave em um hospital particular de João Pessoa, conforme informações da deputada estadual Camila Toscano, filha dele. Ainda de acordo com Camila, Zenóbio estava afastado da prefeitura desde o dia 1º de junho de 2019 por causa de problemas de saúde.

Zenóbio nasceu na cidade de Ingá, no dia 4 de setembro de 1945. Ele era casado com a ex-prefeita Léa Toscano e pai de quatro filhos. O paraibano começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Depois foi eleito deputado estadual por cinco vezes. Zenóbio foi novamente eleito prefeito de Guarabira em 7 de outubro de 2012. Em 2 de outubro de 2016 foi reeleito para o mandato de 2017-2020.

O vice-prefeito, Marcus Diôgo que estava a frente da gestão municipal desde o ano passado cumprirá o restante do mandato.

Em nota publicada em uma rede social na internet, a prefeitura de Guarabira lamentou pelo falecimento do gestor, declarando que "muito mais que homenagens póstumas, o seu legado permanecerá para sempre". O então prefeito Marcus Diôgo decretou luto oficial de oito dias no município.

Já a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto e suspendeu as atividades por três dias.

DO BLOG.: Minha lembrança pessoal de Zenóbio foi quando na qualidade de deputado estadual ele prestou uma entrevista a mim, em que falou do sentimento de interesse e de pactuação do governo da Paraíba com o Governo do RN e com a Prefeitura de Nova Cruz, na então gestão de Cid Arruda, em construir a ESTRADA DO FUTURO, contrapondo alguns políticos críticos que afirmavam em palanques armados pela oposição a Cid na época, de que a estrada não iria sair do papel pois o governo paraibano não tinha interesse nessa obra, o que acabou sendo desmentido veementemente por Zenóbio Toscano, que se mostrou grande entusiasta e lutador pela interligação do Brejo Paraibano com Nova Cruz e com o Rio Grande do Norte.