domingo, 13 de dezembro de 2015

SEMINÁRIO REGIONAL

É realizado em Nova Cruz sobre o combate ao Trabalho Infantil.

O evento denominado I SEMINÁRIO REGIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DA REGIÃO AGRESTE E LITORAL SUL DO RN aconteceu na manhã desta sexta feira, 11 de Dezembro, no espaço “Lidhyane Recepções” e contou com representantes que atuam nas ações de combate ao trabalho infantil nos municípios de: Nova Cruz, Santa Cruz, Parelhas, Santo Antonio, Canguaretama, Passa e Fica, Pedro Velho, Serrinha, Montanhas, Lagoa D’anta, Várzea, Monte das Gameleiras e Baía Formosa.
seminario p 1 seminario p 2
O Seminário proporcionou aos participantes um espaço para a promoção de um diálogo entre os municípios circunvizinhos acerca das ações e estratégias de combate ao trabalho infantil na região Agreste e Litoral Sul, buscando parcerias e integração para o enfrentamento da problemática.
A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Cid Arruda Câmara e da Secretária Municipal de Assistência Social, Márcia Valéria. Na mesa de Honra ainda foi composta pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho/RN, Dr. Xisto Thiago de Medeiros Neto, pela Coordenadora estadual da proteção social especial, Katiúscia Lorena Silva da Sé, pelo Diretor Financeiro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social -COEGEMAS/RN, Sr. Alexandre Dantas, pelas articuladores das ações de combate ao Trabalho Infantil em Nova Cruz, Dreyd Carla e Juliane Borges, do Articulador do Selo Unicef (2013/20156), Eduardo Vasconcelos, pela Presidente do Conselho Municipal de Assistencia Social, Grécia Maria Vieira.
seminario equipe
Em suas palavras de boas vindas a Secretária Márcia Valéria explicou que o vento traz a oportunidade da troca de experiências das ações dos municípios participantes para a formulação de um pacto regional para combater o trabalho infantil.
seminario 2
O Prefeito Cid Arruda Câmara enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe da SMAS de Nova Cruz para minorar a problemática do trabalho infantil, especialmente na feira livre de Nova Cruz, uma das maiores do estado.
seminario off
Um dos destaques do seminário foi a apresentação sobre a efetivação do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil implantado na atual gestão municipal de Nova cruz. Antes, Dr. Xisto Thiago proferiu a palestra com o tema: ” Os desafios para o Combate ao Trabalho Infantil – Os aspectos frente à legislação aplicada e a  conduta da sociedade”.
seminario dr xisto
Ainda dentro da programação do Seminário aconteceu uma explanação do Conselho Tutelar de Nova Cruz acerca de sua ação, diante do ECA de combate ao trabalho infantil, seguida de um debate entre os representantes dos municípios participantes.
No período da tarde, após o almoço, os trabalhos foram reiniciados com a apresentação da experiência do município de Santa Cruz denominado, “frete legal”, estratégia implantada na capital do Trairi como forma de enfrentamento ao problema.
Durante o evento aconteceram apresentações culturais: Coral do SEMEAR, Banda do FORÇA JOVEM, Grupo de dança de Maculelê do SEMEAR e do Grupo de Dança do SEMEAR. seminario 3
seminario apres 1