terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Festa da Padroeira em Nova Cruz.


Festividades em homenagem a Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz foram iniciadas com uma grande carreta com a Imagem centenária.
pad imagem pad motorromaria
Foi a grande a movimentação nas cidades de Nova Cruz e Lagoa d’Anta, domingo, 29 de novembro, por ocasião da vasta programação de abertura da festa da padroeira da Paróquia da Imaculada Conceição. Por volta das 16 horas diversas motos e motoqueiros saíram em Moto Romaria da Igreja Matriz de Nova Cruz com destino a cidade de Lagoa d’Anta, passando por diversas comunidades rurais, onde em algumas o Pe. Antônio Roberto, vigário paroquial, fez saudações e bençãos para os participantes. Em Lagoa d’Anta o pároco Pe. Francisco de Assis presidiu a celebração de envio da imagem peregrina da Imaculada Conceição, encerrando a peregrinação. Em seguida centenas de carros e motos saíram em carreata para Nova Cruz, conduzindo a imagem, passando pela cidade de Passa e Fica, por diversas comunidades e principais ruas da cidade de Nova Cruz, chegando na Igreja Matriz, onde uma multidão de fieis aguardavam a padroeira da cidade.
pad padres pad. 2
A missa de abertura foi presidida pelo Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal concelebrada pelos padres Pe. Assis e Antônio. Este ano a novidade da festa foi a primeira missa cantada pelo Coral da Imaculada, composta por diversas homens e mulheres. Na pregação o Pe. Edilson enfatizou a importância dos fieis católicos participarem da celebração da festa da padroeira e falou do Ano Santo da Misericórdia que a Igreja vivenciará até 2016.
No final da celebração aconteceu a entrega da lembrança da festa aos padrinhos e madrinhas da noite, sendo das cidades de Nova Cruz e Lagoa d’Anta, como também aos representantes de cada noiteiros. Antes da benção final, Pe. Assis, Pe. Edilson e Coronel Tavares, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, hastearam as bandeiras da Arquidiocese, Paróquia e da cidade de Nova Cruz, marcando a abertura oficial da festa que se prolongará até dia 8 de dezembro. Após a missa teve inicio a programação sociocultural com a tradicional quermesse.