sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BARRAGEM DO BUJARI – AUDIENCIA PUBLICA DISCUTE IMPACTOS AMBIENTAIS.

(PRESENÇA DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE NA AUDIÊCIA PÚBLICA)


(Mapa acima mostra abrangência da Barragem do Bujari entre RN e PB)

(Aspecto da reunião da Banda federal do RN que definiu recursos para a B. do Bujari)


Foi realizada nesta quinta feira, 24, no Centro de Convivência de Idosos –CCI no Bairro Frei Damião em Nova Cruz uma Audiência Pública, para discutir os impactos ambientais e apresentação do Projeto da Barragem do Bujari – hoje em fase de preparação das licenças ambientais. A audiência contou com representantes da sociedade civil organizada, poderes públicos municipais, entidades Sociais, representantes da empresa PROGEL, e do DENOCS de Natal e Fortaleza, além dos prefeitos de Nova Cruz, Baia Formosa e Montanhas.

As discussões em torno do EIA-RIMA que é o projeto que avalia os impactos ambientais, aponta as necessidades para a máxima conservação do meio ambiente decorrente da Obra de Construção da Barragem, que é uma das importantes etapas de todo o conjunto de projetos da mesma obra, foram conduzidos pelos técnicos do DENOCs e do PROGEL. As audiências Públicas são obrigatórias em relação à Obra.

A BARRAGEM DO BUJARI

É é um antigo sonho dos novacruzenses desde a década de 50 do século passado. Somente na gestão do ex prefeito Cid Arruda 2001 a 2008 é que este projeto foi reavivado. Hoje a Barragem é uma realidade tendo inclusive previsão orçamentária por parte da Bancada Federal potiguar para sua construção. “A Barragem Bujari está situada no rio Curimataú, a 2,0 Km a montante da cidade de Nova Cruz-RN, na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, na região do agreste potiguar e paraibano. O empreendimento tem como principais objetivos o abastecimento humano das cidades potiguares de Nova Cruz, Santo Antônio, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Montanhas, Pedro Velho, Espírito Santo e Canguaretama, bem como as cidades paraibanas de Campo de Santana, Riachão, Araruna, Cacimba de Dentro e Dona Inês. Os municípios serão beneficiados através de irrigação, piscicultura e o turismo, sendo beneficiada uma população de aproximadamente 200.000 pessoas e terá capacidade média de 33 milhões de metros cúbicos de água.”

(Matéria Claudio Lima)