terça-feira, 4 de agosto de 2015

PREFEITO RELATA AUDIENCIA COM GOVERNADOR EM PROGRAMA DE RÁDIO.


Prefeito em participação em Programa de Rádio relata principais pontos do encontro com o Governador Robinson Faria.


O Prefeito Cid Arruda Câmara, em sua participação semanal no programa NAÇÃO NOVA CRUZ do ultimo sábado, 1 de Agosto, na Rádio Agreste FM, fez um detalhado relato dos principais pontos discutidos na audiência mantida com o governador do estado, Robinson Faria, na ultima segunda feira, 27 de Julho na governadoria em Natal.
Eis pois, divididos pelos temas, o que o Prefeito falou sobre o encontro administrativo com Robinson Faria:

SANEAMENTO BÁSICO.

O Prefeito relatou ao governador a morosidade das obras de conclusão do saneamento básico de nossa cidade, que se arrasta por pelo menos 7 anos. Além disso, mesmo concluída, contempla cerca de 80% de Nova Cruz. Outro ponto foi a solicitação para a ampliação deste sistema, para o Conjunto Lica Moreira e CEDRON. O Governador Robinson Faria em resposta, acionou a direção da CAERN, para agilizar a conclusão das obras de SANEAMENTO BÁSICO de Nova Cruz e a realização de estudos para a ampliação do sistema para aquele bairro na entrada da cidade.

MATADOURO PÚBLICO

Outro ponto crucial, que necessita de uma ação rápida por parte do estado e que foi solicitada pelo Prefeito Cid Arruda na referida audiência foi a construção do novo Abatedouro Público. O Prefeito explicou que as obras de construção deste matadouro de Nova Cruz faz parte de um conjunto de construções em 11 municípios. Dos quais 9 estão paralisados. O Governador Robinson Faria, ao ouvir a diretoria da CAERN, informou ao Prefeito que a empresa que era responsável pelas 9 outras obras, que inclui a de Nova Cruz, foi suspensa pelo Governo do Estado justamente pela morosidade e não cumprimento do contrato. Portanto, está sendo preparada nova licitação para o contrato de nova empresa que dará continuidade e concluirá as obras dos novos matadouros nestes nove municípios, inclusive o de nosso município.
Sobre este assunto, o Prefeito anunciou que nesta terça feira, 04 de Agosto, ele participará de uma audiência na superintendência da Caixa Econômica Federal – CEF em Natal, juntamente com os prefeitos dos outros nove municípios, que estão com as obras de seus abatedouros públicos paralisadas, para receberem as novas informações sobre os recursos que estão na CEF para este fim.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

Também foi lembrado ao governador pelo prefeito Cid Arruda, a garantia da operação “tapa-buracos” nas ruas que sediam as RNs que cortam a cidade. Neste sentido o Governador tranquilizou o Prefeito quanto a garantia de sua realização, quando as chuvas diminuírem na região. Em Nova Cruz esta operação já foi iniciada pela RN 120 na altura da divisa com Jacaraú.

HOSPITAL MONSENHOR PEDRO MOURA.

Com o advento da conclusão das obras de reforma do nosso Hospital, a preocupação do Prefeito Cid Arruda é com sua equipagem. Segundo ele, para que o Hospital fique equipado adequadamente para atendimento a contento da população novacruzense, deve-se gastar algo em torno de 800 mil Reais. A boa notícia é que, através da emenda parlamentar da Senador Fátima Bezerra, o Prefeito já tem garantido 500 mil Reais para este fim. No encontro com o Governador, o Prefeito solicitou a liberação do complemento dos recursos por parte do governo do estado para a devida equipagem do Hospital. O Governador anunciou ao Prefeito que irá sim, autorizar a liberação destes recursos, além de garantir um convênio com o Município para a manutenção básica e de pessoal, daquela unidade hospitalar.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

Outro problema grave no município de Nova Cruz é com o abastecimento de água pelo sistema da CAERN. É comum a falta de água, geralmente durante 10 dias em muitos bairros da cidade, o que constata o quão obsoleto está este sistema. O Prefeito então solicitou ao Governador uma ação efetiva do Governo do Estado, através da CAERN para o enfrentamento à esta situação. O Governador Robinson Faria informou ao Prefeito que está em processo de formação, um projeto que venha a solucionar este problema, por parte da CAERN. O Projeto prevê a construção de uma adutora paralela advinda do Rio Pequiri, que despejará suas águas diretamente em Nova Cruz na nossa estação de tratamento, o que deverá propiciar, volume e pressão, constantes e necessárias, para o abastecimento regular na cidade. Esta adutora também se estenderá ao município de Santo Antonio.

CALÇAMENTOS

O Prefeito também conseguiu do Governo do estado, através da audiência com Robinson Faria, a garantia de recursos para obras de calçamentos para várias ruas da cidade que ainda não tem este benefício. Dentre elas, nova leva de ruas do Planalto. E de outros bairros da cidade.
Vários outros assuntos ainda foram tratados nesta audiência que foi considerada extremamente POSITIVA pelo Prefeito, em virtude da verificação do extremo interesse de Robinson em resolver tais problemas do nosso município.