domingo, 10 de outubro de 2021

LUTO NO RÁDIO: Morre Josenildo Monteiro, um dos ícones da radiofonia do Nordeste.

 
DO FATO

O filho do radialista Josenildo Monteiro utilizou as redes sociais do pai para comunicar o falecimento ocorrido no sábado. Apesar da falta de detalhes na notícia, sabe-se que Josenildo vinha lutando contra uma grave doença hepática há dois anos e não resistiu. O velório e o sepultamento ocorreram na tarde do sábado em Belém, sua cidade natal.


O PROFISSIONAL

Josenildo Monteiro nasceu em Belém/PB em 1970. Logo cedo enveredou pela comunicação devido ao reconhecimento por parte de grande locutores da mídia paraibana, do inconfundível timbre de sua voz que tinha suas características próprias. Passou por várias emissoras de rádio da paraíba e do Rio Grande do Norte, como Talismã FM, Cultura de Guarabira, Integração do Brejo de Bananeiras, Serrana de Araruna - todas na PB, além da Curimatau AM e depois FM em Nova Cruz RN.

E foi na Curimataú AM, 1530 KHz, que tive o prazer de conhecer e trabalhar com "Monteiro". Era o início de 1989 quando iniciei minha carreira dividindo as máquinas de escrever da Redação da Curimataú com o Josenildo e também com Lenilson Costa, Mércia Riccelli e Miguel Bezerra.

Josenildo saiu da Curimataú em 1990 quando voltou para desenvolver sua profissão na sua natal Paraíba. E anos depois chegou a ser o diretor da Talismã FM de Belém. 

(Na ultima passagem pela Curimatau FM, Josenildo fez esse registro junto com os amigos radialistas, Adonias Antonio, Junior Campos e Ademilson Amorim - Diretor da emissora à época)

Ultimamente voltou a Nova Cruz para a mesma Curimataú, só que agora FM onde apresentou o Jornal ao meio dia, um dos programas de maior audiência da emissora. E apresentou nos últimos meses o programa institucional da Prefeitura de Nova Cruz, às quartas feiras, pela Rádio Talismã.

DO BLOGUE

Esse ano de 2021 foi muito difícil para nós que fazemos o rádio em Nova Cruz pela perda de dois grandes amigos, que trabalharam comigo na Curimataú juntos: Dalva Soares e agora Josenildo Monteiro. Um jargão que ele costumava dizer quando queria saber de um amigo ou amiga era: " Onde estás que os meus olhos não te vêem?!".

Que o trabalho, a amizade e os ensinamentos de humanidade que os dois companheiros comunicadores proporcionaram em vida sirvam para inspirar a nova geração de comunicadores que está aí.