segunda-feira, 4 de outubro de 2021

MARTIRES DE URUAÇU E CUNHAU: Governadora participa de Missa solene.

 

A governadora Fátima Bezerra participou no sábado (02) da missa em homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Santuário dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante. Sob o tema "Com os Santos Mártires, aprendamos a cuidar uns dos outros", a missa foi celebrada pelos padres Murilo e Gilmar Pereira. 

Ela pediu preces pela melhora do Prefeito Paulo Emídio, que se encontra internado e parabenizando a prefeitura pelo trabalho eficiente de combate ao coronavírus, reforçando que ainda se fazem necessários os cuidados como uso de máscara e distanciamento social para o controle da pandemia. 



Antes da celebração, houve um momento cultural com a Banda de Música Municipal e o Boi de Reis, de São Gonçalo. O Boi Calemba Pintadinho existe há 114 anos, e agora está com o Mestre Dedé Veríssimo, que repassa as tradições do Boi para os mais novos há 38 anos. 

A festa dos Santos Mártires é celebrada pela Arquidiocese de Natal no período de 23 de setembro a 03 de outubro. Toda a programação da festa pode contar com a participação dos fiéis.

O dia 03 de outubro, dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, foi decretado como feriado estadual em dezembro de 2006, ainda na gestão de Wilma de Faria. Os Mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. Os padroeiros do Rio Grande do Norte foram canonizados pelo Papa Francisco, em uma cerimônia no Vaticano, em 15 de outubro de 2017. 

No RN são três pontos de romarias e peregrinações: a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante; o Santuário dos Mártires, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, em Natal; e a Capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú em Canguaretama. 

História 

Mártires de Cunhaú e Uruaçu é o título dado pela Igreja Católica aos trinta fiéis mortos, no interior da capitania do Rio Grande, cujo território daria origem à província e, posteriormente, ao estado de mesmo nome.

Os 30 católicos foram vítimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, durante as invasões holandesas no Brasil. 

O primeiro massacre ocorreu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o segundo foi na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

No Rio Grande do Norte, os mártires são lembrados em duas datas: no dia 16 de julho em Canguaretama, e no dia 3 de outubro em São Gonçalo do Amarante. Esta última, é oficializada pela lei nº 8.913/2006, que declara a data feriado estadual. 

Fotos: Sandro Menezes - Assecom/RN