terça-feira, 12 de outubro de 2021

LAVOISIER MAIA: Ex governador morre em Natal aos 93 anos.

 

O ex governador do estado do RN, Lavoisier Maia Sobrinho faleceu aos 93 anos em sua residência em Natal, na segunda feira, 11 de outubro, em decorrência de uma infecção generalizada. O velório transcorreu na Catedral Metropolitana e o sepultamento será realizado no cemitério Morada da Paz, em Emaús às 11:30h de hoje.

Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavô foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.

É um momento difícil, não só para a família, mas para todo o Rio Grande do Norte que reconhece até hoje o serviço prestado de Lavoisier ao longo de toda a sua vida pública”, afirmou a viúva Teresinha Maia, casada com Lavô há 15 anos. 

Além da esposa, Lavô deixa 4 filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, 13 netos e 3 bisnetos. Lavoisier completou 93 anos no último 09 de outubro.

História

Natural de Almino Afonso (RN), filho de Lauro Maia e Idalina Maia, Lavoisier Maia foi médico, formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Planejamento de Saúde na Universidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

De volta à terra potiguar, seguiu na carreira médica e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chefiando o Departamento de Tocoginecologia. Foi diretor da maternidade Januário Cicco e presidiu ainda a Fundação Dinarte Mariz de Estudos e Pesquisas. 

Foi casado com a ex governadora Vilma de Faria, mas se separou e hoje era casado com dona Terezinha Maia com quem conviveu por 15 anos.

Vida pública

Depois de assumir alguns cargos na carreira pública, Lavoisier foi nomeado Governador do estado no ano de 1979 quando era filiado a ARENA. Dentre as ações que marcaram sua gestão, construiu moradias populares e empreendeu medidas que visaram solucionar o problema do abastecimento de água, assim como garantir a eletrificação das cidades rurais.

Em 1980, com o fim do sistema bipartidário e a consequente criação do Partido Democrático Social (PDS) em substituição à ARENA, tornou-se filiado ao novo partido. No ano de 1987 elegeu-se para o Senado Federal e foi senador constituinte. Nas eleições de 1990 candidatou-se ao governo do estado do Rio Grande do Norte, sendo derrotado por José Agripino Maia. No pleito de outubro de 1998, pela legenda do Partido da Frente Liberal (PFL), concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi eleito. Em outubro de 2006 concorreu às eleições como candidato a deputado estadual, sendo eleito com 35.278 votos. No início de 2007 assumiu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2011, ao encerrar seu mandato na Assembleia Legislativa, declarou em pronunciamento o fim da sua atividade política em cargos públicos.

(Matéria Claudio Lima - Info: Imprensa estdual)