terça-feira, 3 de novembro de 2015

VACINAÇÃO FEBRE AFTOSA


Secretaria Municipal de Agricultura alerta os criadores de Nova Cruz, para o período da vacinação contra Febre Aftosa.

2a Etapa será concluída dia 30 de Novembro.

A segunda etapa da vacinação começou nesta terça feira, 03 de Novembro e prossegue até 30 deste mês. Os criadores de gado bovino devem comprar as vacinas nas lojas do ramo e pedir a nota fiscal de compra. Lembrando que a vacina deve sair da loja em uma caixa de isopor com gelo.

aftosa isopor off

Depois vacinar o rebanho. Realizada a vacinação, o criador se dirige até a um escritório da ADAPI, EMATER ou Secretaria Municipal de Agricultura com a nota fiscal da vacina, a ficha de Certificação de Vacinação Contra Febre Aftosa, o CPF do criador e a quantidade de animais de responsabilidade do criador que foram vacinados. Com esses procedimentos o criador recebe um documento que permite que o mesmo possa comercializar seu rebanho ou transportá-lo em todo o estado.
A Secretaria Municipal de Agricultura relembra que o prazo final desta segunda etapa da vacinação é 30 de Novembro e que possíveis dúvidas podem ser tiradas na própria secretaria ou na EMATER de Nova Cruz.

VACINAÇÃO NO RN

aftosa vacinas off

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), fechou a primeira etapa da campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa – no mês de Maio, com 92,96% dos animais imunizados. Esta é a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o RN ultrapassa os 90% do rebanho vacinado. O resultado irá permitir que o estado continue com status livre de febre aftosa com vacinação.
O Rio Grande do Norte tem hoje um rebanho bovino de 949.954 animais, dos quais 92,96% foram vacinados nesta primeira etapa da campanha, depois de um esforço conjunto dos fiscais do Idiarn em todo o território do RN. No mesmo período do ano passado, apenas 79,03% do rebanho foi imunizado.
O titular da Sape, Haroldo Abuana, comemorou os números. “Nos últimos cinco anos o Rio Grande do Norte não conseguiu chegar aos 90% de vacinação em nenhuma das etapas da campanha. Este resultado da primeira fase nos deixa confiantes de que o estado continuará exportando seu gado e comercializando com todos os estados do país”, destacou o secretário. (Fonte G1)