sábado, 13 de junho de 2015

MOBILIZAÇÃO CONTRA O TRABALHO INFANTIL - RESUMO DAS ATIVIDADES.



A II Mobilização começou segunda feira com mobilização na feira livre com blitz.
campanha trabalho infantil feirantes












O serviço de mobilização e combate ao trabalho infantil desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Nova Cruz foi intensificado nessa segunda-feira (08) com ações de conscientização realizadas na feira livre e nos pontos comerciais da cidade. O movimento abordou feirantes e pessoas frequentadoras do comércio de rua, onde foi explicada a importância da sociedade denunciar e se portar contrária a qualquer prática de trabalho infantil no município.
Os técnicos da Secretaria de Assistência Social distribuíram nas bancas de feira panfletos informativos alertando para a responsabilidade social de combate ao trabalho infantil. Os feirantes receberam bonés alusivos ao tema e foi apresentado ao público o desenvolvimento de uma roda de capoeira e o coral das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semear, que cantou canções com letras de combate ao trabalho infantil. Também foi utilizado carros de som para divulgação da campanha na feira.

De acordo com a assistente social da CRAS, Julianne Borges, durante a mobilização a equipe encontrou situações de trabalho infantil na feira livre, o que resultou na abordagem das crianças e coleta de dados para que a Secretaria de Assistência Social possa realizar os procedimentos de proteção cabíveis.
A movimentação foi encerrada no período da tarde com a visita aos comércios localizados no bairro de São Sebastião, onde foi distribuído folder e colado na entrada dos estabelecimentos cartazes da campanha municipal de combate ao trabalho infantil com informações e telefone do disk denúncia.


De terça a sexta feira: palestras com pais dos alunos sobre o bolsa família:

Terça-feira - Dia 09/06/2015: Palestra da Assistente Social do CRAS Centro, Juliane Borges com o coordenador do Programa Bolsa Família e o Conselho Tutelar na Escola Municipal Francisco Pereira Matos com a participação de 76 mães. Além disso houve um encontro da Secretária Márcia Valéria com o Procurador do Ministério do Trabalho, Dr. Xisto para diálogo sobre apoio ao I FórumMunicipal.

Quarta-feira - Dia 10/06/2015: Palestra da Psicóloga do CREAS, Isabel Larissy com o coordenador do Programa Bolsa Família na Escola Municipal Nestor Marinho com a participação de 160 mães nos turnos da manhã e da tarde.

Quinta-feira - Dia 11/06/2015: Palestra da Psicóloga do CRAS Frei Damião, Vanessa Marques com o coordenador do Programa Bolsa Família na Escola Municipal Márcio Marinho com a participação de 60 mães como também 87 mães da Escola Estadual Getúlio Vargas participaram da palestra do psicólogo Paulo José.

Sexta-feira - Dia 12/06/2015: Nessa sexta-feira haverão palestras na Escola Estadual Alberto Maranhão e Escola Estadual Joanita Arruda Câmara.


A programação ainda atenderá mais famílias com palestras a serem ministradas na Escola Municipal Antonio Peixoto Mariano e Escola Estadual Professora Firma Francelina.




   












     A mobilização terá sua programação concluída na terça feira, 16 de Junho com o Fórum Municipal “Com Trabalho Infantil a Criança Desaparece”, das 8h às 12h, no auditório da Câmara Municipal de Nova Cruz. O Fórum segue com a realização de uma palestra que vai discorrer sobre a Importância do Trabalho em Rede para o Enfrentamento do Trabalho Infantil, que vai ser ministrada pela técnica do Ministério do Trabalho, Célia Maria de Menezes, e pelo integrante do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalho Adolescente, Nilson Alves.

O encontro vai ser concluído com a apresentação de uma segunda palestra onde vai ser debatido o assunto referente às Implicações do Trabalho Infantil no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. A responsabilidade da orientação sobre a temática vai ficar a cargo da médica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Ariluce Fernandes. O 1º  Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil será encerrado após a conclusão dos ciclos de debates.