quinta-feira, 2 de julho de 2020

Há quatro anos Hospital recebia sua ultima grande reforma e ampliação.

Dia 1 de Julho de 2016 Prefeito Cid Arruda e governador Robinson Faria entregavam para população um hospital reformado, ampliado e equipado.  
 
Há exatos 04 anos o Prefeito Cid Arruda Câmara e o Governador Robinson Faria em uma grande solenidade que contou com a presença expressiva do povo de Nova Cruz entregavam à população, um novo Hospital Monsenhor Pedro Moura – HMMPM, totalmente reformado, ampliado e equipado para o atendimento digno dos novacruzenses. 
As imagens mostram o primor e a qualidade que ficou o Hospital naquela época, inclusive recebendo o título de Hospital Amigo da Criança dado pela UNICEF: 
 
  
 
  
BOM CENSO NA GESTÃO: Lembro que essa obra vinha se arrastando na administração anterior (Flávio Azevedo) inclusive com indicativo de desvios de parte dos recursos. Cid Arruda, num gesto de bom censo e corajoso, anunciou à população que teria que destinar mais de R$ 300 mil Reais de recursos próprios para concluir as obras. E um dilema: a Prefeitura não tinha recursos suficientes para concluir a obra e realizar o tradicional São Pedro naquela época. Então, em pleno ano eleitoral, em que era candidato a reeleição, Cid anuncia para a população a não realização dos festejos juninos com o intuito de economizar e utilizar esses recursos para a conclusão da obra do hospital. Resultado: Dia 1 de Julho de 2016 Cid Arruda entregava um hospital digno para a população. 

O povo passou a ter um atendimento de qualidade em um local em que se sentia acolhido, como mostra este depoimento que Lenilson Cunha colheu de uma mãe que teve sua filha atendida no hospital de Nova Cruz depois de entregue pela gestão de Cid Arruda Câmara:
Crianças passaram a nascer no hospital, depois de anos, como o Gabriel nascido horas depois da inauguração. 

Pequeno Gabriel minutos depois do seu nascimento no hospital recém reinaugurado.
 Cid em seu face publicou o seguinte comentário sobre esse tema: 
"O BOM SENSO NUMA DECISÃO - Em 2016, candidato à reeleição, tive q tomar uma decisão : ou faria a Festa de São Pedro ( “30 Horas de Forró” ) ou concluiria a obra de Reforma e Ampliação do Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura. Os recursos eram insuficientes para fazer a festa e a obra. Optei em não fazer a festa e aplicar os recursos na obra do hospital. Reinauguramos, em 1° de julho, o Hospital,equipado, com condições de prestar um atendimento digno à população novacruzense. Durante a campanha política fui alvo de críticas dos adversários que me acusaram de “acabar com o São Pedro da cidade”. Chegaram as eleições, não fui reeleito. Perdi as eleições por uma diferença de 3,63 %. No final da administração consegui descontingenciar emenda no valor de R$ 700.000,00 ( setecentos mil reais), cujos recursos foram deixados intactos para meu sucessor aplicasse na compra de equipamentos para o HMMPM. A minha decisão, em pleno ano eleitoral, pode ter me prejudicado como candidato, no entanto, como gestor entendo que foi a DECISÃO CORRETA. A festa seriam só três dias,. Se não fizesse neste ano, faria nos seguintes. O nosso HOSPITAL MUNICIPAL MONSENHOR PEDRO MOURA é um patrimônio de nossa terra, que atende durante 365 dias, 24 horas por dia, cuidado da saúde da nossa população. Quantas vidas não foram salvas pelas equipes dos profissionais que trabalham com abnegação nestes 4 últimos anos ?"

É esta a atitude de coragem que se espera de um grande gestor em momentos de escassez de recursos, uma vez que na época Cid enfrentou cotas zeradas de FPM, não havia dinheiro EXTRA do governo federal para os municípios e o hospital não podia ter emenda estadual já que os valores transferidos do estado para este fim, como já disse, tiveram desvios na gestão municipal antecessora.