terça-feira, 11 de julho de 2017

Começa Calvário de Temer na CCJ da Câmara.

(Matéria Claudio Lima)


A  segunda feira, 10 de Julho foi marcada com o início das sessões na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ  da Câmara dos Deputados, destinadas a apreciação do pedido do Supremo Tribunal Federal para investigar o Presidente Temer, baseado na denuncia do Procurador Geral da Republica, Dr Rodrigo Janot, que aponta crimes cometidos pelo Presidente dos quais, a  tentativa de obstaculizar as investigações da LAVA JATO, recebimento de propinas para facilitar trâmites de empresas importantes, no governo e para barrar delação de Eduardo Cunha.



Nesta primeira sessão foi lido o parecer pelo relator Deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) que foi amplamente a favor do “deferimento do pedido do Supremo Tribunal, em investigar o presidente Temer, pelos fortes indícios encontrados na denuncia apresentada pelo Procurador” e por isso pediu aos seus pares que votassem a favor da admissibilidade do mesmo.


Em seguida o advogado do Presidente Temer, Dr. Antonio Claudio Mariz de Oliveira, em discurso oral, rebateu o parecer apresentado pelo relator e pediu que os deputados da CCJ votassem pelo arquivamento do pedido do STF, depois do qual se seguiram as discussões com os discursos dos líderes dos partidos da casa.

Segundo a grande maioria dos analistas políticos e da imprensa que realiza a cobertura dos fatos, Temer amargou sua primeira derrota com a defecção do seu companheiro de partido, o relator deputado Sérgio Zveiter, que se considera independente. Outra perda sentida no Palácio do Planalto é a de que a maioria dos deputados do PSDB, aliado mais forte, deva votar pela tramitação do pedido do STF na casa, confirmada pelo seu presidente Nacional, Senador Tásso Gereissati.
Na quarta feira, as discussões serão retomadas pela CCJ, que deverão durar mais de 40 horas, e somente depois se iniciará o processo de votação, onde os deputados deverão votar se aceitam ou rejeitam o parecer do relator, que relembramos: é favorável a admissibilidade pelas investigações contra Temer.