domingo, 13 de dezembro de 2015

MPF classifica Portal da Transparência de Nova Cruz entre os 20 melhores do RN

Por  em Notícia - 11 de dezembro de 2015


O Portal da Transparência de Nova Cruz foi criado no primeiro ano da atual administração do prefeito Cid Arruda (2013) e tem o objetivo de garantir o cumprimento da lei de Acesso a Informação (12.527/11).
transparencia-municipios
Pesquisa avaliou 16 critérios estabelecidos pelo MPF
Pesquisa divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta Nova Cruz entre os 20 municípios potiguares mais bem colocados no quesito “Transparência”. A Rainha do Agreste ficou posicionada na 17ª colocação entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, e é o primeiro melhor classificado da região Agreste.
A pesquisa do MPF teve como base a análise das informações contidas no Portal da Transparência divulgado na internet pelas prefeituras do RN. Foi avaliada uma lista contendo 16 critérios estabelecidos pelo MPF. Nesse sentido, os municípios puderam ser classificados de acordo com a soma da pontuação adquirida em cada item avaliativo. Os pontos analisados atenderam critérios que vão desde informações das receitas e despesas realizadas pela prefeitura nos últimos seis meses, passando por resultados de editais e licitação e indo até a divulgação remuneratória individualizada por nome dos agentes públicos.
A conclusão do MPF, posicionando Nova Cruz entre os primeiros municípios que respeitam e zelam pela transparência administrativa, reforça pesquisa divulgada em abril deste ano, quando o Ministério Público Estadual (MPE), a Controladoria-Geral da União (CGU), e o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgaram o levantamento e a análise dos portais da transparência dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, o Portal da Transparência mantido e alimentado pela Prefeitura de Nova Cruz foi avaliando positivamente entre os primeiros do RN.
O Portal da Transparência de Nova Cruz foi criado no primeiro ano da atual administração do prefeito Cid Arruda (2013) e tem o objetivo de garantir o cumprimento da lei de Acesso a Informação (12.527/11), que determina a transparência de todos os atos da gestão pública fornecendo informação quando requisitadas e ainda divulgando regularmente e por meio da internet informações de interesse público, independente de solicitações.