sábado, 6 de dezembro de 2014

Gestão prioriza garantia dos direitos da criança e do adolescente


A elaboração e implantação do Plano Municipal da Primeira Infância é uma das exigências do Unicef para a certificação dos municípios.

unicef 1

A Prefeitura de Nova Cruz vem apoiando diversas ações em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente no âmbito municipal. Dentro dessa ótica já foram realizadas a Semana do Bebê, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Saúde na Escola e mais recentemente, os trabalhos de construção do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.

Essas iniciativas estão se estendendo com apoio dado a criação do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes de Nova Cruz-RN (Nuca), que na última sexta-feira (28) contou com uma representação no curso de capacitação para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, que aconteceu na Escola de Governo do RN, situada no Centro Administrativo em Natal.

unicef2
Articulador do Selo Unicef e representantes do Nuca

O Articulador do Sele Unicef em Nova Cruz, Eduardo Vasconcelos, participou dos debates e palestras realizadas no decorrer da capacitação e informou que o Plano da Primeira Infância deve ser implantado em 2015, sendo essa uma iniciativa prioritária para que o município receba a certificação do Selo Unicef. “Podemos constatar que Nova Cruz está bem a frente em ações exigidas pelo Unicef do que vários municípios do Estado”, contou.

Plano Municipal pela Primeira Infância deve propor uma política de promoção e defesa dos direitos fundamentais da criança dos zero até os seis anos de idade por meio de ações articuladas empregadas pela gestão municipal e a sociedade.