sábado, 8 de fevereiro de 2025

Vereador de Nova Cruz propõe projeto de Lei de combate ao nepotismo no executivo e no legislativo.

 

(Vereador propositor Gilliard Faustino - PP)

Tramita na Câmara Municipal de Nova Cruz, o Projeto de Lei de n. 01/2025 de 06 de fevereiro de 2025, cuja autoria é do vereador, Gilliard Faustino-PP que "dispõe sobre a proibição de nomeações e contratações de parentes de agentes públicos municipais nos poderes Executivo e Legislativo de Nova Cruz, e dá outras providências", segundo justifica o edil, visando  promover "uma gestão transparente e livre de favorecimentos pessoais", além de buscar "harmonizar a legislação municipal às diretrizes" estabelecidas em súmula do STF e da Lei Federal e com isso "coibir o nepotismo em todas as suas formas". 

(Projeto de Lei de autoria do vereador Gilliard)

A tramitação segue os ritos legais nas comissões inerentes e, posterior votação em plenário. A população espera dos vereadores seriedade na apreciação deste projeto, pois trata-se de remédio do direito às possíveis distorções deste tipo de conduta por parte de gestores municipais. 

Nesta semana, foi noticiado o fato de que o Ministério Público Federal recomendou a Administração de São Miguel a demitir todos os parentes do prefeito que ocupem cargos comissionados, conforme matéria abaixo.

G1 RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação à Prefeitura de São Miguel para que exonere, em até 15 dias, a chefe de gabinete do prefeito. Segundo o MP, a servidora comissionada tem parentesco com o atual gestor do município, Dr. Leandro (União Brasil). Confira matéria completa.
(Dr. Leandro )