quarta-feira, 1 de setembro de 2021

FEMPTUR: 7ª edição acontece de 17 a 18 de setembro em Natal.

Municípios do RN confirmam presença na 7ª FEMPTUR que acontece em setembro no Centro de Convenções de Natal junto com o 12º Fórum de Turismo do RN (Info:ASSECOM/GOV/RN)

Praias, rios, dunas, serras, arrecifes, falésias, trilhas e novas experiências. O maior evento de turismo potiguar abre as portas nos dias 17 e 18 de setembro, no pavilhão Nísia Floresta do Centro de Convenções. Seguindo rígido protocolo de biossegurança, a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN – Femptur, em sua 7ª edição e o 12º Fórum de Turismo do RN acontecem de forma paralela, das 14h às 21h, com entrada e estacionamento gratuitos.

O Rio Grande do Norte desperta paixões com sua beleza natural e hospitalidade singular, tendo o turismo como vocação e grande potencial econômico, extraindo o que há de melhor para a população e seus visitantes. Viagens, passeios, artesanato, cultura, gastronomia, agricultura familiar e negócios fazem parte da Feira e, para isso ser completo, conta com a participação de cerca de 40 municípios expositores, além de estandes da iniciativa privada.

Com 90% dos espaços já reservados, entre os confirmados, estão: Acari, Areia Branca, Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Carnaúba dos Dantas, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Galinhos, Grossos, Guamaré, Ipanguaçú, Lagoa Nova, Lajes, Natal, Nísia Floresta, Monte das Gameleiras, Jucurutu, Parelhas, Parnamirim, Passa e Fica, Pedro Velho, Pipa (Tibau do Sul), Rio do Fogo, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra de São Bento, Sítio Novo, Tangará, Tibau, Touros, Vera Cruz, Araruna (PB) e Baraúna (PB).

Em cada lugar do RN, um encanto e uma entrega, é por isso, também,  que durante a FEMPTUR acontece uma homenagem pelo Reconhecimento do Turismo: A Parnamirim, o “Turismo Histórico”; para São Miguel do Gostoso, o destaque ao “Turismo Sustentável”, como Green Destination e ações promovidas pela prefeitura e trade, assim como o saneamento do município; já o “Turismo de Aventura – Terra” fica para Nísia Floresta, com os passeios dos jipeiros pelas dunas; o “Turismo de Aventura – Água” é de Rio do Fogo, por suas belas paisagens e mergulho nos parrachos límpidos;  a condecoração do “Turismo Religioso” vai para Santa Cruz, com seu santuário, teleférico e a festa de Santa Rita; o “Turismo de Experiência” destinado a Galinhos, pelos seus passeios diferenciados e o cuidado com a natureza; o “Turismo Gastronômico” fica por conta de Natal, através do festival de ginga com tapioca, e muitas outras ações independentes; o “Ecoturismo” vibra nas áreas de Tibau do Sul (Pipa), com seu parque natural e atividades voltadas ao turismo de natureza; e, como “Município Estreante”, o Estande Mais Criativo, que será definido pela comissão organizadora da Feira durante o evento.

Também estarão presentes os expositores: ABAV-RN, Canindé Soares Fotografia, Carla Belke Fotografia, Fecomércio-RN, InterTV Cabugi, Marazul Receptivo, Mix Internet, MSOM, PB Tur, SEBRAE-RN, SETUR-RN e EMPROTUR, Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS-RN), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS Natal), SEHRS Natal Grand Hotel, SindGuias RN, Startups SEBRAE e WhelTour.

Além de um palco para apresentações culturais, estrategicamente montado ao lado da área gastronômica (creperia, cafeteria, hamburgueria, restaurante de comidas típicas e bar), com atrações folclóricas e teatrais como Fandango, Dança do Toré, Chegança, Boi de Reis, Dança de Coco e Cordel, e artistas potiguares, a novidade é que terá também o Espaço do Autor Potiguar. E dentre os municípios que integrarão o palco cultural: São Miguel do Gostoso, Canguaretama, Lajes, Grossos, Touros, São José de Mipibu e mais.

Já no 12º Fórum de Turismo do RN, temas atuais a serem debatidos sob novas perspectivas, como sustentabilidade, integração regional – com a presença de secretários de turismo de Natal-RN, Fortaleza – CE e João Pessoa- PB -; economia criativa, turismo cultural, turismo de aventura, entre outros. O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia ou credenciamento na hora.

A Femptur e o Fórum de Turismo do RN contam com o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sebrae-RN, Fecomércio-RN e Banco do Nordeste. Também dão suporte ao evento a DataShow Brasil, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e a InterTV. Os presidentes das principais entidades de classe do Turismo participam ativamente do evento, como Abdon Gosson (ABIH-RN), Michelle Pereira (Abav-RN), Júnior Câmara (Sindetur-RN), George Gosson (Natal Convention) e Júnior Lima (SindGuias-RN).