sexta-feira, 22 de março de 2019

MANIFESTAÇÕES NESTA SEXTA FEIRA MOVIMENTAM O PAÍS.

Todos os estados do país e o Distrito Federal organizam manifestações para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, nesta sexta-feira (22), em resposta à proposta de "reforma" apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro.  Ao todo, atos, panfletagens e outras ações contra a retirada de direitos devem ocorrer ao menos em 78 cidades brasileiras.

Na capital paulista, a concentração está marcada para as 17h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista. Na região do ABC, haverá passeata logo cedo saindo da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo. No Rio de Janeiro, o ato ocorre às 16h, na Candelária, região central. Em Belo Horizonte, a manifestação começa também às 17h na Praça Sete, no centro da cidade. Há ainda na parte da manhã atividades nos bairros Barreiro e Venda Nova.

Toda a mobilização é, no entanto, um "esquenta" para uma greve geral, caso a proposta de retirada dos direitos trabalhistas seja levada adiante pelo Congresso. A exemplo das paralisações que ocorreram em 28 de abril de 2017, os dirigentes sindicais e movimentos sociais avaliam a campanha como um passo essencial para frear os retrocessos do governo Bolsonaro.
Em Nova Cruz o assunto foi debatido durante encontro de professores e funcionários públicos estaduais e municipais promovido pelo SINTE/RN, na ultima quarta feira, 20 de Março, na Escola Estadual Rosa Pignataro, em palestra apresentada pela professora Fátima Cardoso, Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN.

Os direitos dos trabalhadores em educação já estão garantidos em lei, mas o atual governo tenta de todas as formas reduzir estas conquistas, que diga-se de passagem adqueridas com muita luta, lagrimas e determinação ao logo da história democrática do país”, ressaltou a professora em uma das passagens de sua palestra.


Participou também da reunião a Assessor Jurídica, Drª NATÁLIA POZZI, que esclareceu pontos da reforma, dando também orientações a respeito de direitos adquiridos, ficando a disposição no sindicato para os associados possam tirar mais dúvidas, inclusive sobre processos coletivos e individuais da categoria.